Está em
Início > Sociedade > 135 alunos de escolas de Idães envolvidos em projeto sobre a Rota do Românico

135 alunos de escolas de Idães envolvidos em projeto sobre a Rota do Românico

O Agrupamento de Escolas de Idães aderiu a um projeto piloto que envolve 135 alunos das turmas do primeiro e sétimos anos em atividades que têm como tema geral a Rota do Românico.

O projeto “Autonomia e Flexibilidade Curricular” pretende que os alunos concebam trabalhos de um modo mais autónomo e cooperante, abordando aspetos culturais e geográficos da sua região.

Nas turmas do sétimo ano estão envolvidas as disciplinas de Ciências Naturais, Clube de Artes, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Físico-Química, Geografia, História e TIC. Todavia, as restantes disciplinas podem e devem articular os seus conteúdos com a temática do projeto.

Igreja Românica de Airães - Felgueiras
Igreja Românica de Airães

Cada turma estudará um monumento românico existente nas proximidades da escola, nomeadamente as Igrejas Românicas de Airães, Unhão, Sousa, Vila Verde e Mosteiro de Pombeiro, privilegiando a metodologia do trabalho de projeto.

A seleção do monumento foi efetuada pelos alunos de cada turma, conjuntamente com Fernanda Carvalho, professora de Educação Visual.

“É uma forma de valorizar o património cultural do concelho de Felgueiras, conhecendo melhor as suas características, épocas, materiais de construção, tradições, vestuário e gastronomia, entre outros”, referiu ao Expresso de Felgueiras Fernanda Carvalho.

A integração dos alunos no projeto tem também como objetivo promover a preservação dos monumentos, consolidar e aprofundar as “Aprendizagens Essenciais” de cada disciplina, em contextos de aprendizagens efetivas e significativas.

Os alunos envolvidos já promoveram uma palestra sobre os monumentos da Rota do Românico, essencialmente os do concelho de Felgueiras, promovida por Gracinda Ramos, uma palestra promovida pelos Serviços Educativos da Rota do Românico, com Joaquim Costa, e uma visita de campo a todos os monumentos em estudo.

Previstas estão a participação num workshop sobre Jogos Didáticos relacionados com a Rota do Românico, pintura de chacotas, onde será criado um mural por cada turma envolvida, e elaboração de um desdobrável por turma. Será também realizado um jornal de turma.

 

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com