25 de Abril assinalado em Felgueiras

O município de Felgueiras homenageia a Comissão Administrativa que geriu a Câmara entre abril de 1974 e os finais de 1976

Para comemorar os 40 anos do 25 de Abril a Câmara Municipal de Felgueiras organiza uma série de atividades cívicas e culturais que decorrem entre os dias 24 e 26 de abril, nas cidades de Felgueiras e da Lixa, revelou fonte da autarquia.

A autarquia vai homenagear, no dia 25, pelas 15:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Comissão Administrativa que geriu a Câmara entre agosto de 1974 e os finais de 1976 e que tomou posse poucos dias após o Golpe de Estado em plenário popular em frente ao edifício dos Bombeiros Voluntários.
Essa comissão, até à realização das primeiras eleições autárquicas, era composta por figuras gradas do concelho e de diversas sensibilidades políticas da altura: Presidente – José Maria Machado de Matos; vogais –  António Castro, António Joaquim de Sousa, Pe. António Leite da Fonseca Durães, Ernâni Ferreira Bastos, Júlio Teixeira Martins e Mário Pinheiro de Magalhães.
A homenagem culminará com uma exposição alusiva à efeméride.
No dia 25 de abril, durante a manhã, realizar-se-á atividades físicas em frente ao edifício municipal.
O programa festivo abrirá na noite de hoje, pelas 21:00, no auditório da Casa das Artes, com o concerto de Helena Sarmento, a conhecida figura nacional do chamado Fado Azul, que cantará também canções de Abril. Durante este concerto será feita a entrega do V Concurso de Espantalhos 2014  –  Os Trajes do Séc. XVI.
O programa comemorativo do 25 de Abril encerrará na cidade da Lixa, no sábado, pelas 21:00, na Casa da Cultura, com um momento musical, que será antecedido por uma apresentação do livro “O Regime de Acesso ao Direito e aos Tribunais”, da autoria da advogada Estela Moreira. O concerto, protagonizado pelo grupo do Porto “Uma Vontade de Música, será preenchido com o percurso musical de José Afonso.
O coletivo é composto por figuras conhecidas de divulgação musical, principalmente na rádio portuguesa: Octávio Fonseca, Guilhermino Monteiro, Pedro Ramajal, Carla Pontes, João Mesquita, Celeste Ramos e Inês Salselas.