Está em
Início > Cultura > Agrupamento de Escolas de Idães projeta freguesia e Rota do Românico na Europa

Agrupamento de Escolas de Idães projeta freguesia e Rota do Românico na Europa

O Agrupamento de Escolas de Idães está a projetar a freguesia e o património da Rota do Românico através de um projeto internacional que envolve países como Portugal, Itália, Grécia, República Checa, Bulgária e Roménia.

O Erasmus Achieve+ nasce da vontade de partilhar e disseminar o património cultural e arquitetónico da região, nomeadamente no que à Rota do Românico diz respeito.

O projeto permite ainda que alunos e professores desenvolvam outras competências ao nível da língua inglesa, das tecnologias de informação e comunicação, ao mesmo tempo que se dinamiza a flexibilidade curricular.

Depois de um encontro inicial em Portugal, país coordenador de todo o projeto, realizaram-se já dois encontros internacionais, um na República Checa e outro em Itália.

“Até ao momento, o balanço não poderia ser mais positivo, já que todos os objetivos a que o projeto se propôs têm sido atingidos”, lê-se no comunicado do agrupamento.

Exposições, Conferência Internacional Achieve+, na Casa das Artes de Felgueiras, com presença da Câmara Municipal e representante da Rota do Românico, Jornal Cultural, newsletters mensais, glossário multilingue, roteiro virtual entre monumentos dos países parceiros, máscaras e postais de Natal alusivos aos monumentos da Rota do Românico, entre muitos outros, são exemplos dos trabalhos já elaborados ao longo deste primeiro de dois anos de projeto.

A troca de saberes e experiências tem sido também uma das mais-valias do Achieve+, cujo objetivo principal é proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras a todos os níveis, com vista ao favorecimento da integração de todos, à diminuição das assimetrias culturais, sociais e escolares, à aceitação de todos e da diferença, promovendo o sucesso educativo e a construção de verdadeiros cidadãos europeus.

Citados em comunicado, o diretor do agrupamento, Amândio Azevedo, a professora coordenadora do projeto, Joana Faria, encarregados de educação, pais e alunos, referem que “esta tem sido uma experiência única e muito gratificante, uma vez que a troca e partilha de saberes e conhecimentos, mas também e, sobretudo, de valores humanos e culturais se tem revelado muito enriquecedora para todos os participantes, permitindo que, como o nome do projeto indica, se alcance cada vez mais e melhor”.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com