Está em
Início > Destaque > Alunos da Escola Básica de Felgueiras com projeto para “zero resíduos” no fim do ano

Alunos da Escola Básica de Felgueiras com projeto para “zero resíduos” no fim do ano

A Escola Básica de Felgueiras implementou um projeto na área da reciclagem, que assenta na recolha seletiva de resíduos e tem como objetivo chegar ao final do ano letivo com “zero resíduos”.

O projeto é promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola e tem o apoio da autarquia, da direção da escola e da junta de freguesia.

A produção de “zero resíduos” começa dentro das salas de aula, onde foram colocados contentores para o efeito e cada aluno separa os próprios resíduos.

A partir daí são encaminhados para a recolha seletiva, nos contentores que se encontram no pátio da escola, explica o estabelecimento escolar em comunicado.

 

Alunos da Escola Básica de Felgueiras com projeto para “zero resíduos” no fim do ano

 

“Neste projeto de reciclagem nada foi esquecido, desde os resíduos alimentares, os óleos alimentares, as pilhas, até ao aproveitamento da água da chuva, em grandes depósitos, para a rega das hortas biológicas e a lavagem dos passeios e pátios exteriores”, refere a escola.

E acrescenta: “A gestão eficiente dos resíduos orgânicos é uma enorme vantagem. Por um lado, através de medidas que evitem o desperdício nas refeições e, por outro, os resíduos produzidos são utilizados num compostor, que irá produzir fertilizante para as hortas biológicas”.

Com estas medidas, refere a escola, “não há produção de resíduos que teriam como destino um aterro”.

“Na EB1 de Felgueiras tudo se aproveita e transforma, tendo por base e como mote a economia circular”, revela ainda o comunicado.

Top