Alunos da Universidade Sénior de Amarante participaram em encontro internacional

Os alunos da Universidade Sénior de Amarante apresentaram, na Eslovénia, as tradições, a cultura e a gastronomia portuguesa, e deram a conhecer e a provar a doçaria conventual e o vinho verde de Amarante, informou fonte da autarquia.

O grupo português fez parte dos 43 alunos e formadores dos sete países parceiros do projeto “SEAM: Educação Social de Adultos através da mobilidade” que participaram no segundo curso de formação internacional, que decorreu de 30 de março a 5 de abril, na Eslovénia.

Trata-se de uma sessão que permitiu aos alunos das sete organizações parceiras reunirem-se com o objetivo de avaliar o processo de aprendizagem nos workshops locais, realizados nos últimos meses em cada país parceiro e testar os materiais desenvolvidos.

Apoiados por uma equipa de orientadores, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar e interagir entre eles graças a um programa completo de atividades de metodologias formais e não-formais, como debates em grupo, teatro, jogos de tabuleiro, linguagem corporal, workshops interculturais,… Estes exercícios irão ajudá-los não só a continuar com o processo de aprendizagem em comunicação, numa segunda língua (inglês) e interculturalidade, mas também foram úteis para avaliar os materiais elaborados.

Além de todas as atividades, os participantes também puderam conhecer o meio ambiente do local onde decorreu o encontro, a cultura de todos os países que participam no evento e também Ljubljana.