Amarante reúne 38 produtores de vinho verde de qualidade da região demarcada (C/ÁUDIO)

Amarante reúne no fim de semana 38 produtores de vinho verde, de vários pontos da região demarcada, num evento designado “UVVA”, que incide nos vinhos de “elevada qualidade” para degustar gratuitamente.

“Assumimos que o vinho verde é um produto é de elevada qualidade. É um evento que visa um valor a médio e a longo prazo”, comentou hoje o vereador André Magalhães, em declarações à Lusa.

O autarca explicou que o “UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante” deste ano seguirá o figurino das duas edições anteriores, mas com mais expositores de referência de toda a região, que vão apresentar os seus melhores vinhos.

Como em 2017, a maioria dos produtores presentes será de fora de Amarante, alcançando os 27. Os restantes 21 são do concelho, mas todos proporcionarão a prova gratuita e darão informações sobre as diferentes variedades.

“É uma oportunidade de todos contactarem diretamente com os produtores”, anotou, frisando que o principal público alvo tem a ver com os potenciais clientes, entre os quais, a restauração.

UVVA Amarante2

O UVVA conta com a parceria da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e vai prosseguir até domingo com a participação de vários chefes de cozinha e enólogos, que participarão em atividades dirigidas ao público, tendo o vinho verde e a gastronomia como elementos centrais.

UVVA Amarante4

Também o espaço do evento, os claustros do mosteiro de São Gonçalo, é evidenciado pelo autarca, por proporcionar uma atmosfera única para a prova de vinhos de elevada qualidade, num ambiente de bem-estar, acompanhados pela degustação de produtos regionais e uma zona de restauração.

A aposta no segmento dos vinhos verdes de elevada qualidade distingue Amarante de outros eventos vínicos que se realizam no país, defende André Magalhães, acrescentando que o UVVA é  visto, cada vez mais no território, como” um projeto de referência” no setor dos vinhos verdes”.

“Queremos que Amarante seja o espaço de excelência para este universo”, acentuou.

UVVA Amarante

Para o autarca, os resultados positivos das duas primeiras edições são já evidentes, destacando a notoriedade proporcionada ao produto e o interesse cada vez maior da restauração da região e do concelho nos vinhos de elevada qualidade produzidos em Amarante.

André Magalhães recorda que os vinhos verdes e a gastronomia são elementos fundamentais para a estratégia de turismo de Amarante, porque representam elementos identitários do concelho, como consta num plano apresentado para a autarquia.

“Esta dimensão estratégica tem dado bons frutos, mas dará muitos mais”, assinalou.