Está em
Início > Sociedade > Ampliação do quartel dos Bombeiros de Felgueiras em fase de adjudicação

Ampliação do quartel dos Bombeiros de Felgueiras em fase de adjudicação

 

A ampliação do quartel dos Bombeiros de Felgueiras, num investimento de 757 mil euros, está em fase de adjudicação, avançou hoje ao Expresso de Felgueiras o comandante da corporação.

“Os prazos são os definidos no projeto e a obra deverá arrancar em meados de outubro”, disse Júlio Pereira.

A ampliação do quartel prevê a utilização de um terreno de 3.300 metros quadrados, doado pela Câmara de Felgueiras, onde funcionava a Escola Profissional.

A obra vai ser realizada ao abrigo de uma candidatura aos fundos europeus apresentada pela associação humanitária. A comparticipação será de 586.000 euros, o que corresponde a 85% do investimento ilegível, mas pode ser majorada até 95% se a obra for realizada de forma mais acelerada.

Na altura da apresentação do projeto, o comandante Júlio Pereira destacou a importância da ampliação para a operacionalidade do corpo ativo, constituído atualmente por 95 elementos, 12 dos quais mulheres, recordando que o quartel atual, inaugurado em 1970, já não sofre qualquer melhoria de fundo desde 1980.

O espaço, frisou, não é sequer capaz de albergar as 30 viaturas da associação humanitária, sendo que parte delas fica parqueada em áreas descobertas. A inexistência de instalações adequadas para as mulheres é outra lacuna vincada pela corporação.

A ampliação prevê a construção de vários novos espaços e a remodelação de alguns dos atuais, garantindo garagens separadas para as viaturas de incêndio e para as ambulâncias e uma nova parada operacional.

Além disso, estão previstos espaços para balneários e sanitários masculinos e femininos, vestiários de fardamento, espaço de convívio, oficina, área de comando, central de comunicações, novas camaratas, incluindo femininas que não existem no atual quartel e sala de formação.

 

Top