Ana Leite, do Bicicleta Clube de Felgueiras, vence Taça de Portugal de Enduro BTT

A atleta Ana Leite, do Bicicleta Clube de Felgueiras, sagrou-se  vencedora da Taça de Portugal de Enduro BTT, na categoria de femininos, na prova que decorreu em Miranda do Corvo.

A atleta de Felgueiras sagrou-se campeã graças ao triunfo conquistado nas provas de elite feminina de Miranda do Corvo, tendo beneficiado da ausência da líder da geral, de Maaris Meier, da Estónia, na última prova.

A atleta do Bicicleta Clube de Felgueiras revalidou o título de campeã nacional, tendo terminado a corrida com o tempo de 17’58’’183. Cláudia Costa (Maiatos/Reabnorte/BikeZone) foi a segunda com o tempo de 1’25’’441, e Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima) foi terceira com o tempo de 1’53’’777.

Ao Expresso de Felgueiras, Ana Leite confirmou que não estava a contar revalidar o título de campeã nacional uma vez que as provas anteriores não lhe tinham decorrido como pretendia e a presença da líder da geral, nas provas anteriores, um das melhores nesta vertente, foi sempre uma dificuldade acrescida.

“Em Miranda do Corvo, a prova correu-me bem e consegui fazer um excelente tempo e tirar partido da ausência da Maaris Meier para revalidar o título”, disse, salientando que fez o circuito sem ter feito previamente o reconhecimento do trajeto.

Ana Leite campeã Taça de Portugal Enduro BTT 3

No campeonato, Ana Leite não conseguiu atingir o objetivo de revalidar o título.

“O campeonato decidiu-se apenas numa prova que decorreu em Manteigas. Foi uma prova muito técnica e muito física e acabei por desistir”, frisou, sustentando discordar do modelo para apurar o vencedor do campeonato.

“Basta ter um furo para comprometer tudo”, explicou.

O presidente do Bicicleta Clube de Felgueiras, Jonas Sousa, destacou a prestação e a performance da atleta de Felgueiras, referindo-se a Ana Leite como um jovem com potencial para continuar a prestigiar a modalidade.

“A Ana Leite é uma atleta com credenciais nesta vertente que se não tiver lesões poderá evoluir ainda mais”, disse, salientando que o seu feito é tanto mais de relevar quanto esta é uma modalidade amadora que não beneficia dos mesmos apoios de outras modalidades.

Ana Leite Felgueiras

A atleta além do enduro BTT conta no seu currículo com um segundo lugar na Taça de Portugal de downhill, modalidade que consiste em descer o mais rapidamente possível um determinado dado percurso.

Falando da Taça de Portugal de Enduro BTT, Jonas Sousa realçou, ainda, que o título conquistado pela atleta enche o clube de “alegria”, e constitui um “reconhecimento para modalidade” e para o concelho.