Aniversário dos Escuteiros de Margaride começa a ser assinalado quarta-feira

 

Os 35 anos do Agrupamento de Escuteiros de Margaride vão começar a ser assinalados, na quarta-feira, com a conferência “O Escutismo e os novos desafios do Século XXI”, que contará com a participação do chefe Carlos Alberto Pereira.

Fundado a 19 de março de 1983, pelo agrupamento já passaram mais de 600 crianças e jovens, cerca de 400 oriundos de Margaride.

Atualmente, a estrutura conta com 46 elementos, entre os seis e os 22 anos, a maioria integra os lobitos, pioneiros e caminheiros, os escalões de idades mais baixas.

José Carlos Pinheiro, um dos dirigentes do agrupamento, confessou ao Expresso de Felgueiras que se trata do “efetivo mais pequeno da história do agrupamento”.

“Isto é cíclico e tem a ver também com a questão da natalidade”, disse.

Nos 35 anos ao serviço da comunidade, sobretudo da paróquia de Margaride, o agrupamento viu passar pelas suas instalações crianças e jovens de várias freguesias do concelho, que integraram o projeto educativo que os escuteiros propõem.

“Cerca de 50% das crianças e jovens de Margaride fizeram parte do agrupamento desde 1983”, referiu o dirigente.

 

Livro da selva é o mote para as atividades dos mais novos

Podem integrar o agrupamento crianças a partir dos seis anos, que integram os Lobitos. O grupo mais jovem dos escuteiros trabalha sob o tema “o livro da selva” e, a partir daí, desenvolve várias atividades.

Sala dos Lobitos
Sala dos Lobitos

“Os escuteiros propõem um projeto de vida que é muito o projeto proposto pela Igreja, dado que somos escuteiros católicos”, explicou José Carlos.

Fazem parte das atividades acampamentos, acantonamentos e palestras de bivaque, com destaque para as atividades ao ar livre.

Na sede do agrupamento, um espaço com boas condições, os escuteiros têm a oportunidade de desenvolver atividades ao ar livre, como acampar, ou dentro de portas se as condições meteorológicas não forem favoráveis às atividades exteriores.

Sede do Agrupamento de Escuteiros de Margaride