Está em
Início > Sociedade > Aniversário dos Escuteiros de Margaride começa a ser assinalado quarta-feira

Aniversário dos Escuteiros de Margaride começa a ser assinalado quarta-feira

 

Os 35 anos do Agrupamento de Escuteiros de Margaride vão começar a ser assinalados, na quarta-feira, com a conferência “O Escutismo e os novos desafios do Século XXI”, que contará com a participação do chefe Carlos Alberto Pereira.

Fundado a 19 de março de 1983, pelo agrupamento já passaram mais de 600 crianças e jovens, cerca de 400 oriundos de Margaride.

Atualmente, a estrutura conta com 46 elementos, entre os seis e os 22 anos, a maioria integra os lobitos, pioneiros e caminheiros, os escalões de idades mais baixas.

José Carlos Pinheiro, um dos dirigentes do agrupamento, confessou ao Expresso de Felgueiras que se trata do “efetivo mais pequeno da história do agrupamento”.

“Isto é cíclico e tem a ver também com a questão da natalidade”, disse.

Nos 35 anos ao serviço da comunidade, sobretudo da paróquia de Margaride, o agrupamento viu passar pelas suas instalações crianças e jovens de várias freguesias do concelho, que integraram o projeto educativo que os escuteiros propõem.

“Cerca de 50% das crianças e jovens de Margaride fizeram parte do agrupamento desde 1983”, referiu o dirigente.

 

Livro da selva é o mote para as atividades dos mais novos

Podem integrar o agrupamento crianças a partir dos seis anos, que integram os Lobitos. O grupo mais jovem dos escuteiros trabalha sob o tema “o livro da selva” e, a partir daí, desenvolve várias atividades.

Sala dos Lobitos
Sala dos Lobitos

“Os escuteiros propõem um projeto de vida que é muito o projeto proposto pela Igreja, dado que somos escuteiros católicos”, explicou José Carlos.

Fazem parte das atividades acampamentos, acantonamentos e palestras de bivaque, com destaque para as atividades ao ar livre.

Na sede do agrupamento, um espaço com boas condições, os escuteiros têm a oportunidade de desenvolver atividades ao ar livre, como acampar, ou dentro de portas se as condições meteorológicas não forem favoráveis às atividades exteriores.

Sede do Agrupamento de Escuteiros de Margaride

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com