Associação Cicloturistas de Felgueiras celebra dia 15 de novembro bodas de prata

A Associação de Cicloturistas Felgueiras (ACF) celebra, esta terça-feira, 25 anos de existência, com a realização de um jantar com os associados e elementos da direção, informou o presidente da associação, Carlos Martins.

Fundada em novembro de 1992, a instituição é uma entidade defensora do cicloturismo que tem como objetivos a defesa do ambiente, a divulgação do património cultural, o incremento do uso da bicicleta como forma de mobilidade sustentável bem como a defesa da segurança dos seus utilizadores.

Segundo Carlos Martins é, também, objetivo da coletividade o desenvolvimento da prática do cicloturismo ecologista de lazer, manutenção e turismo.

associacao-de-ciclotursistas-de-felgueiras-4
Associação de Cicloturistas de Felgueiras uma referência nas provas abertas e na promoção do ciclismo de lazer.

Nesse sentido, a Associação de Cicloturistas de Felgueiras tem participado em várias provas de lazer. Em julho esteve na Serra da Estrela Torre, no ponto mais alto de Portugal.

A Associação Cicloturistas Felgueiras tem participado, também, em várias  provas abertas, sendo membro da Associação de Cicloturismo do Norte, instituição que conta com 1750 associados representando 98 clubes de cicloturismo do Norte do país, (com cerca de 95% de incidência de Santa Maria da Feira para Norte), sendo a maior associação de cicloturismo do país.

De acordo com Carlos Martins, são consideradas provas abertas” todos os eventos desportivos de ciclismo realizados com bicicleta de estrada ou BTT que permite a participação simultânea num mesmo evento de atletas filiados de competição, cicloturistas ou betetistas e atletas não filiados”.

associacao-e-cicloturistas-de-felgueiras

No escalão de elites, para maiores de 30 anos, a Associação de Cicloturistas de Felgueiras obteve, no ano transato, um terceiro lugar, e tem vários prémios nas categorias de master A, para atletas com idades entre os 30 e os 40 anos, em master B, atletas com idades compreendidas entre os 40 e os 50 anos e master c, para atletas com mais de 50 anos.

De entre as várias provas abertas, a Associação de Cicloturistas de Felgueiras esteve presente, em setembro no alto da Senhora da Lapinha e em Calvos, Guimarães.

Antes, a instituição tinha marcado presença na prova aberta em Figueiró, realizada em 14/8/2016, onde foi ao pódio e na prova do Outeiro, Marco de Canaveses, que decorreu em 6/8/2016

Ao Expresso de Felgueiras, Carlos Martins revelou que a associação tem apenas 20 associados e vive financeiramente do apoio dos patrocinadores e da Câmara de Felgueiras que concede à coletividade um subsídio de 950 euros.

“É um apoio fundamental que dá para pagar os exames médicos e as inscrições”, disse, salientando que a aposta passa por aumentar a base de apoio de associados.

associacao-de-cicloturistas-de-felgueiras-3

“Dispomos apenas de 20 associados, o que é manifestamente pouco, mas o objetivo é garantir o alargamento da base de forma a darmos continuidade ao trabalho que vimos realizando”, expressou, sustentando que o clube vai continuar a promover o cicloturismo no concelho, incrementar a prova de maio, integrada na Feira de Maio, e que tem contado com o apoio da comunidade local.

“É uma iniciativa que conta com inúmeros participantes e que pretendemos continuar a fomentar”, precisou, considerando que a associação é, também, uma promotora do concelho e das suas potencialidades.