Autarquia aposta no combate ao abandono e insucesso escolar

A Câmara de Felgueiras vai candidatar-se a um programa de promoção do sucesso e combate ao abandono escolar para ajudar as escolas do concelho a evitar casos suscetíveis de abandono e de exclusão social, anunciou fonte da autarquia.

A Câmara Municipal reuniu com os diretores dos agrupamentos de escolas do concelho com o objetivo de priorizar a candidatura ao Plano de Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar dirigida ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, através da CIM-TS – Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Desta forma, adianta a autarquia, foi possível obter dados concretos sobre o aproveitamento escolar e sociabilidade dos alunos do concelho, numa filosofia de profilaxia sobre a matéria.

Os contributos surgidos da reunião integrarão os fundamentos do denominado Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE-TS) para ser apresentado à referida candidatura.

João Sousa, vereador da Educação, apresentou propostas e recolheu contributos de acordo com o interesse e relevância para a comunidade educativa felgueirense.

Citado em comunicado, o autarca frisou que “este Plano será um importante instrumento de promoção do sucesso educativo e um facilitador pelos recursos que disponibilizará, para que as escolas do município cumpram cada vez melhor a sua missão: educar cidadãos capazes de enfrentar os desafios que a vida lhes reserva.”