Autarquia cria centro de voluntariado para responder às necessidades da população

FOTO: Armindo Mendes

O Município de Felgueiras vai constituir um centro municipal de voluntariado que irá promover e valorizar o voluntariado no concelho, dotando os voluntários de conhecimentos para desenvolverem a atividade e responderem às necessidades da população e das instituições.

O regulamento que entrou em vigor, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, citado em comunicado, “permitirá gerir uma estrutura geradora de conhecimento e divulgação e proporcionará a efetivação de projetos de voluntariado que contribuam para o desenvolvimento local”.

O documento enquadra os programas e projetos de voluntariado de Felgueiras, caraterizados como ações de interesse social e comunitário e cria uma estrutura privilegiada de promoção da responsabilidade social, servindo de instrumento para o desenvolvimento local e para a promoção do encontro entre as necessidades da população, das organizações e a disponibilidade e interesses dos voluntários.

“Identificar problemas e gerar projetos que possam dar resposta a essas mesmas necessidades, envolvendo a comunidade em todo o processo, é o principal objetivo deste CMV”, reforçou Rosa Pinto, vereadora da Coesão e Ação Social, no comunicado.

O Centro Municipal de Voluntariado de Felgueiras entrará em funcionamento em breve e ficará sediado nas instalações da Piscina Municipal de Felgueiras.