Balcão de apoio ao empreendedorismo inaugurado em Felgueiras

O “Balcão Empreendedor”, instalado no edifício dos Paços do concelho, integra a Rede de Apoio à Atividade Económica e ao Empreendedor, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

A Câmara de Felgueiras inaugurou hoje o “Balcão Empreendedor” destinado a pessoas que pretendam desenvolver ou inovar a atividade empresarial, informou fonte da autarquia.

O “Balcão Empreendedor”, instalado no edifício dos Paços do concelho, integra a Rede de Apoio à Atividade Económica e ao Empreendedor, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Para assinalar a estreia deste serviço estiveram presentes o presidente da câmara municipal, Inácio Ribeiro, os vereadores João Sousa, Carla Meireles, Adelina Silva, Paulo Rebelo, Francisco Cunha e o primeiro secretário executivo da comunidade intermunicipal, Alírio Costa.

Citado em comunicado, Inácio Ribeiro destacou o facto de estar criada mais uma estrutura de apoio aos empreendedores.

“Apesar de os felgueirenses serem dinâmicos por natureza, continuaremos a implementar e impulsionar todos os mecanismos que possibilitem o desenvolvimento das mais diversas atividades que, consequentemente,  contribuirão para o desenvolvimento económico e social do concelho”.

O “Balcão Empreendedor” constitui um ponto de contacto entre o empreendedor e a rede, facultando informação e assessoria técnica, com recurso a técnicos especializados.

Em simultâneo, foi criada uma plataforma http://empreendedor.cimtamegaesousa.pt que permite a apresentação das ideias a concurso para o “Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam”, cujo objetivo se centra na captação de novos projetos de negócio e atividades empresariais com importância estratégica regional.

A definição da elegibilidade e enquadramento das candidaturas e os critérios de seleção e premiação são questões sobre as quais os cidadãos poderão obter esclarecimentos, através de um atendimento personalizado.

A prestação dos serviços disponíveis é apoiada por um “Back Office”, sito na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, e apoiada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Universidade Católica do Porto.

O programa desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa visa a promoção e dinamização do tecido económico da região, a criação de sinergias de apoio ao empreendedorismo, a capacitação dos agentes na aplicação de metodologias e ferramentas comuns, e, ainda, a partilha de serviços.

Balcão empreendedor apoia ainda os candidatos ao “Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!”

As candidaturas estão abertas até 31 de março. Devem ser carregadas na plataforma http://empreendedor.cimtamegaesousa.pt  , mas nos balcões do empreendedor todos os candidatos ao Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, podem esclarecer dúvidas que, eventualmente, surjam no processo de submissão das suas ideias.