O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) sensibilizou o Governo para a necessidade de parte da população de Celorico de Basto poder ter como hospital de referência a unidade de Guimarães, em vez de Penafiel, como ocorre atualmente.
Segundo os deputados daquele partido, o critério para a referenciação dos doentes foi alterado, deixando de prevalecer o fator distância, o que prejudica cerca de 75% da população do concelho de Celorico de Basto, no interior do distrito de Braga.
O BE refere haver freguesias que estão a cerca de 30 quilómetros de Guimarães e a cerca de 60 do Hospital Padre Américo, em Penafiel, no distrito do Porto.
“Acresce que esta região é deficitária em transportes públicos, o que dificulta e encarece ainda mais a necessária ida ao hospital”, lê-se num comunicado enviado à Lusa.
O Bloco de Esquerda defende que a decisão sobre o critério de referenciação “deve ser reavaliada, a bem dos utentes e do seu direito ao acesso à saúde”.