
A Câmara de Felgueiras anunciou hoje a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros da Lixa, em 2019.
A medida foi aprovada em reunião de Câmara descentralizada, que se realizou na Junta de Freguesia de Pinheiro.
O protocolo é estabelecido entre a Câmara de Felgueiras, a ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa e tem a duração de três anos.
O global deste protocolo representa um investimento de cerca de 192 mil euros, cerca de 64 mil euros por ano, assegurado 50% pela Câmara Municipal de Felgueiras e 50% pela ANPC.

“Há mais de uma década que a população da Lixa e os seus bombeiros voluntários lutam para criação desta EIP. É um orgulho, para mim e para todo o executivo, concretizar esta manifesta necessidade e ver nascer esta solução que muito irá ajudar a população”, afirmou Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, citado em comunicado.
E acrescentou: “É fundamental estarmos atentos às necessidades das pessoas, ouvir as suas angústias e receios e tentar, no máximo das nossas forças, encontrar as soluções para conseguir executar e melhor a qualidade de vida de todos. Mais ainda quando estamos a falar de prevenção e de atuações de ajuda muito próximas das populações”.