Bombeiros Voluntários da Lixa comemoram 125 anos

Nas cerimónias serão entregues a "Fénix de Honra" da Liga dos Bombeiros Portugueses e a Medalha de Proteção e Socorro, atribuída pelo ministério da Administração Interna pelos serviços prestados pelo corpo de bombeiros.

Os Bombeiros Voluntários da Lixa, fundados a 12 de setembro de 1889, comemoram este fim-de-semana os seus 125 anos.
O dia mais importante das comemorações será domingo, a partir das 8:00, com a salva de morteiros, formatura geral, hastear das bandeiras e romagem ao cemitério.
Pelas 10:00 será celebrada uma missa na igreja da Lixa, seguida da entrega de medalhas e distinções honoríficas pela associação.
Segundo fonte da associação humanitária, o programa procurará homenagear os bombeiros, diretores e sócios que serviram a associação e o corpo de bombeiros ao longo de mais de um século.
Da parte da tarde, pelas 15:45, haverá uma sessão solene presidida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, na qual também estarão presentes os
presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Felgueiras, o presidente da Liga dos
Bombeiros Portugueses e da Federação Distrital de Bombeiros do Porto, o presidente do
INEM, o diretor Nacional de Bombeiros, entre outros convidados.
Nas cerimónias serão entregues a “Fénix de Honra” da Liga dos Bombeiros Portugueses e a Medalha de Proteção e Socorro, atribuída pelo ministério da Administração Interna pelos serviços prestados pelo corpo de bombeiros às comunidades locais e ao país.
No final realizar-se-á um desfile apeado e motorizado do corpo de bombeiros, seguido de um lanche convívio.