Câmara adquire primeira parcela de terreno para construir parque da cidade (C/ÁUDIO)

FOTO: Armindo Mendes

A Câmara de Felgueiras anunciou hoje a aquisição da primeira parcela de terreno, com cerca de um hectare, para ali construir um parque da cidade com uma área superior a quatro hectares, disse à Lusa o presidente da autarquia.

“Este é, de facto, o primeiro passo dado em concreto, escriturado notarialmente, hoje dia 13 de julho de 2017, do primeiro hectare de terreno para o parque da cidade”, afirmou Inácio Ribeiro.

 

O autarca falava junto à placa que hoje foi descerrada no local, junto à variante urbana, acompanhado de outros elementos do executivo municipal e do presidente da junta de freguesia da cidade, José Luís Martins.

Inácio Ribeiro Parque da Cidade de Felgueiras

Inácio Ribeiro acrescentou que a autarquia está prestes a concluir a negociação para a aquisição de mais 2,5 hectares, em terrenos contíguos ao que que hoje foi adquirido.

O espaço atual e o que a autarquia se propõe adquirir está dotado de muita vegetação arbórea o que permitirá, segundo o presidente, dotá-lo de “ótimas condições de lazer para as famílias”, em especial no verão.

“Queremos transformar e dar o primeiro passo para construir aquilo que é mais ansiado pelos munícipes, que é ter um bom parque da cidade, que eu tenho vindo a anunciar há bastante tempo como sendo um sonho que gastava de compartilhar com os felgueirenses”, comentou.

Ligação pedonal e por ciclovia ao centro da cidade

Questionado sobre as características futuras do equipamento, disse que “já há ideias soltas”, mas o trabalho, observou, já está a ser realizado pela arquiteta paisagista Rita Guedes.

Um lago rodeado de vegetação e relvado, bar, minigolfe, zona de merendas, um circuito de manutenção e outro pedonal são características que poderão ser acrescentadas ao espaço.

Parque da Cidade de Felgueiras

“Estamos à espera que a senhora arquiteta nos traga os primeiros elementos e estou em crer que vão surgir ideias interessantes. Queremos fazer deste parque um espaço nobre de lazer, um parque fantástico que os felgueirenses merecem”, comentou.

Inácio Ribeiro assinalou, por outro lado, que o parque ficará ligado ao centro da cidade por uma via pedonal e uma ciclovia, o que permitirá “desfrutar da natureza a um passo de casa”.

Aquela via evoluirá, a partir do parque, em direção à EN 101 e à cidade da Lixa.

A aquisição da próxima parcela de terreno já permitirá ao parque confrontar com a zona da rotunda entre a Cooperativa de Felgueiras e a Escola Secundária, para onde se prevê uma das entradas do futuro equipamento de lazer.

Inácio Ribeiro prevê que dentro de alguns meses já seja possível à população desfrutar de algumas características naturais do espaço, mas só depois de a câmara efetuar intervenções para dotar a área com segurança, acessibilidade e conforto.

APM // MSP

Lusa/fim