Câmara anuncia 1,7 milhões de euros para requalificar arruamentos na cidade

João Sousa, vice-presidente da Câmara de Felgueiras

Três dos mais importantes arruamentos da cidade de Felgueiras vão ser remodelados nos próximos meses, representando um investimento global de cerca de 1,7 milhões de euros, avançou à Lusa o vice-presidente da Câmara.

avenida das tomadas - felgueiras

Segundo João Sousa, está previsto neste pacote intervir na Avenida Sarmento Pimentel, conhecida como “Tomadas”, uma das mais movimentadas e degradadas da área urbana, mas também na Rua Frei Lucas, em muito mau estado, que assegura a ligação do centro escoar à zona empresarial. Os respetivos projetos estão quase concluídos e brevemente, segundo o autarca, serão abertos os concursos públicos.

Neste lote de obras, há uma terceira intervenção, a requalificação do acesso a Santa Quitéria, cujo processo está mais avançado, prevendo-se que as obras sejam iniciadas em breve, segundo o autarca.

Ainda para este ano, está previsto lançar concurso para a requalificação de duas das mais importantes estradas municipais do concelho. No primeiro caso, será a EM564, entre Airães e Vila Verde. A segunda situação é o CM 1184, entre Refontoura e Vila Cova, passando por Caramos. Ambos os projetos estão a ser executados.

“Estas obras contemplam a pavimentação, iluminação e execução de passeios e infraestruturas de saneamento num investimento faseado, mas que na totalidade é superior a 2,1 milhões de euros”, explicou João Sousa.

Ainda no plano rodoviário, destaca-se a pavimentação da EN 101 entre a rotunda de acesso à autoestrada e a cidade da Lixa.

Estrada EN 101 Felgueiras Lixa

No contexto da mesma estrada, assinalou o vice-presidente, “está a ser elaborado o projeto para a renovação profunda desta via, modernizando-a e dotando-a de passeios, ciclovia e iluminação de Felgueiras à Lixa. A primeira fase da obra, a iniciar em 2017, incidirá no troço entre a rotunda da Casa do Diabo e a rotunda de acesso à Avenida General Sarmento Pimentel.

“O investimento nesta fase ronda os dois milhões de euros”, precisou João Sousa.

Ao nível dos trabalhos a realizar pela Câmara de Felgueiras em breve nas artérias das freguesias, o autarca destacou a conclusão, em Friande, da estrada de Lameiro Morto, e o alargamento, em Airães, da Rua de Santa Maria, até ao cemitério.

Estrada EM 564 Felgueiras
EM 564 entre Airães e Vila Verde vai ser requalificada

As duas obras representam um encargo de 600.000 euros.

APM // JGJ

Lusa/fim