Está em
Início > Destaque > Câmara investe 617 mil euros em terreno para novo cemitério e parque verde em Santa Quitéria

Câmara investe 617 mil euros em terreno para novo cemitério e parque verde em Santa Quitéria

A Câmara de Felgueiras comprou 233 mil metros quadrados de terreno, por 617 mil euros, para construir um novo cemitério na cidade e um parque verde em Santa Quitéria, avançou à nossa redação o presidente Nuno Fonseca.

O autarca explicou que a negociação tem envolvido dezenas de proprietários e já permitiu “uma poupança significativa” face aos valores previstos pelo anterior executivo.

Nuno Fonseca (PS/Livre) referiu que do anterior elenco camarário, liderado pelo PSD, herdou um empréstimo de 5,2 milhões de euros que apontava para um investimento de 750 mil euros, só para os terrenos do cemitério, numa área de 40 mil metros quadrados.

 

Poupança de dezenas de milhares de euros

 

Já com a atual gestão, acentuou, após vários meses de negociações, foi possível avançar para a aquisição de uma área total de cerca de 233 mil metros quadrados, que inclui os 40 mil necessários para o cemitério municipal, pelo valor global de 617 mil euros.

“Este trabalho de negociação traduz-se numa poupança de dezenas de milhares de euros para o município e assim libertar verbas para outros investimentos que o concelho precisa”, comentou Nuno Fonseca.

Atualmente, decorrem as negociações finais com alguns proprietários para as parcelas restantes apontadas para os dois projetos da autarquia.

 

Adquirida a preço mais reduzido segunda parcela de terreno para o parque da cidade

 

O presidente da câmara indicou, por outro lado, que também foi possível avançar para a aquisição de uma parcela de terreno, com quase um hectare, nas proximidades da cooperativa agrícola, para onde a anterior gestão camarária, liderada por Inácio Ribeiro, tinha previsto um parque da cidade.

 

Nuno Fonseca Assembleia Municipal nov 2018
A questão da negociação dos terrenos foi também abordada pelo presidente da Câmara na última sessão da Assembleia Municipal

 

Também neste acaso, anotou o chefe do executivo atual, foi possível assegurar uma “poupança significativa” para o município, porque a parcela adquirida recentemente implicou um investimento de 60 mil euros.

Esse valor, acrescentou, é “significativamente mais baixo “do que os 260 mil euros pagos pela anterior gestão, “a poucas semanas das eleições autárquicas”, por um hectare de terreno junto ao que foi agora adquirido ao mesmo proprietário pelo novo executivo.

A recente aquisição significa, segundo o autarca, que a nova gestão PS/Livre não abandonou o projeto do parque da cidade, mas que se trata de “algo que só é possível realizar por fases, atendendo ao investimento que é necessário fazer em terrenos e infraestruturas, que estimou ser “de alguns milhões de euros”.

 

FOTO: ARMINDO MENDES
FOTO: ARMINDO MENDES

Nuno Fonseca referiu, também, que a câmara já adquiriu a um particular um imóvel situado junto aos Paços do Concelho, onde chegou a estar a sede do Futebol Clube de Felgueiras, por 520 mil euros, um valor 140 mil euros mais baixo do que o previsto pelo anterior executivo PSD, que era de 660 mil. 

 

Top