Está em
Início > Autarquia > Câmara dá mais 22,3% de verbas às freguesias na delegação de competências neste mandato

Câmara dá mais 22,3% de verbas às freguesias na delegação de competências neste mandato

A Câmara de Felgueiras anunciou que a delegação de competências nas juntas de freguesia representará um valor de 660 mil euros por ano, um aumento de 22,3% face ao acordo que vigorava no anterior mandato.

Em comunicado, destaca-se ainda que a nova gestão socialista da autarquia se comprometeu, para o atual mandato, a comparticipar as obras nas freguesias de duas formas, com apoios na ordem dos 800.000 euros. A primeira será através da disponibilização de um valor de 12.500 euros anuais em materiais de construção para cada autarquia de freguesia. O segundo apoio assentará na comparticipação de 50% das obras realizadas pelas juntas, até ao limite de 12.500 euros, também para cada um dos anos do presente mandato autárquico.

O município destaca também que, no caso das uniões de freguesias, as verbas serão atribuídas a cada uma das antigas 32 freguesias do concelho.

 

Total de apoios às juntas triplica face ao anterior mandato, segundo a nova gestão

Ao todo, assinala a Câmara de Felgueiras, serão atribuídos no atual mandato 1.460.260 euros para pequenas reparações, limpeza de vias, manutenção de espaços públicos, obras protocoladas e cedência de materiais de construção.

 

Decisão foi votada por unanimidade no executivo
Decisão foi votada por unanimidade no executivo após uma longa discussão

 

No comunicado enviado à Lusa, refere-se que estas medidas traduzem uma “política de proximidade com as populações”, algo que a gestão liderada por Nuno Fonseca considera “essencial para o desenvolvimento do concelho”.

“É essencial, para atingir este objetivo, envolver os agentes de desenvolvimento local, nomeadamente as juntas de freguesia, na implementação de políticas públicas tendentes à melhoria da qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento do território”, acrescenta-se na informação. 

Armindo Mendes/LUSA

Top