Câmara de Felgueiras atribui 150.000 euros a três juntas de freguesia

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, assinou os contratos de comparticipação financeira, no montante de 150.000 euros para as Juntas de Freguesias de Vila Cova da Lixa, Airães e Pedreira para ajudar a custear as obras de alteração e de ampliação dos cemitérios locais, informou fonte da autarquia.

Assinaram também os documentos, que vão permitir a transferência de verbas para as freguesias, os presidentes da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, Agostinho Sousa, Freguesia de Airães, Vítor Vasconcelos e União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, Nuno Macedo.

A sessão contou com a presença do vereador que detém o pelouro das Freguesias, João Sousa.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal mencionou que o município tudo fará para colaborar com as autarquias.

“Continuaremos a fazer um esforço significativo para apoiar as Juntas de Freguesia, entidades que estão mais próximas da população e, desta forma, garantir que as prioridades das pessoas são asseguradas”, disse.

Felgueiras assina protocolo com juntas 2

 

De mencionar que, este valor é um complemento à verba atribuída anualmente às juntas de freguesia, no âmbito das competências delegadas a estas autarquias e que prevê a gestão e manutenção de espaços.

A Câmara Municipal apoia, também a nível financeiro, as Juntas e Uniões de Freguesias, dotando cada uma delas de condições adequadas ao desempenho das competências, no montante global de meio milhão de euros, em prestações trimestrais.

A verba distribuída às freguesias é definida de acordo com o número de eleitores de cada freguesia, as áreas dos estabelecimentos de ensino, os quilómetros da rede viária e as áreas dos espaços verdes e públicos.

Felgueiras assina protocolo com juntas 3