Câmara de Felgueiras doou terreno para os bombeiros da cidade ampliarem quartel

 

A Câmara de Felgueiras anunciou hoje ter doado aos bombeiros de Felgueiras um lote de terreno contíguo ao quartel para permitir à corporação ampliar as suas instalações.

A escritura de doação, que ocorreu nos Paços do Concelho, formalizou aquela decisão, seguindo-se agora a fase da obra que será comparticipada por fundos comunitários.

Em comunicado, que cita o presidente do município, Inácio Ribeiro prometeu que a câmara também apoiará a ampliação do quartel situado no centro da cidade.

A obra vai ser realizada ao abrigo de uma candidatura aos fundos europeus apresentada pela associação humanitária.

Câmara doa terreno aos bombeiros 2

A comparticipação será de 586.000 euros, o que corresponde a 85% do investimento ilegível, mas pode ser majorada até 95% se for realizada de forma mais acelerada.

Em recentes declarações à Lusa, o comandante Júlio Pereira destacou a importância da ampliação para a operacionalidade do corpo ativo, constituído atualmente por 95 elementos, 12 dos quais mulheres, recordando que o quartel atual, inaugurado em 1970, já não sofre qualquer melhoria de fundo desde 1980.

O espaço, frisou, não é sequer capaz de albergar as 30 viaturas da associação humanitária, sendo que parte delas fica parqueada em áreas descobertas. A inexistência de instalações adequadas para as mulheres é outra lacuna vincada pela corporação.

A ampliação prevê a construção de vários novos espaços e a remodelação de alguns dos atuais, garantindo garagens separadas para as viaturas de incêndio e para as ambulâncias e uma nova parada operacional.

Além disso, estão previstas áreas para balneários e sanitários masculinos e femininos, vestiários de fardamento, espaço de convívio, oficina, área de comando, central de comunicações, novas camaratas, incluindo femininas que não existem no atual quartel e sala de formação.

 

APM.

Lusa/fim