Está em
Início > Destaque > Câmara de Felgueiras promove I edição do Orçamento Participativo Jovem

Câmara de Felgueiras promove I edição do Orçamento Participativo Jovem

A Câmara de Felgueiras está a promover a primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, concurso direcionado para jovens com idades entre os 14 e 30 anos, informou o vereador com o pelouro da Juventude, João Sousa.

Segundo o autarca, o município com este projeto pretende fomentar a participação dos jovens na vida pública, através da apresentação de propostas e projetos com interesse para o município, incrementando uma maior participação entre eleitos e eleitores.

Referindo-se ao concurso e às razões que levaram à sua criação, João Sousa salientou que são, também, objetivos do projeto promover o diálogo entre o executivo municipal, jovens e incrementar um contacto constante, próximo, transparente e efetivo entre os cidadãos e os eleitos.

Falando do conograma para apresentação das propostas, o autarca frisou que o prazo decorre entre 12 de outubro e 9 de novembro, podendo as propostas serem submetidas em formulário próprio – disponível no site do Município (www.cm-felgueiras.pt) e enviar por email para [email protected]

A apresentaão das propostas pode, também, ser entregue pessoalmente, em envelope fechado, no balcão de atendimento da Câmara Municipal de Felgueiras (Felgueiras e Lixa).

O período para a análise das propostas pelos serviços da autarquia, decorre de 10 a 18 novembro conforme estipulado no Regulamento do Orçamento Participativo Jovem de Felgueira, para avaliar da sua viabilidade e para serem colocadas a votação.

No período de 21 de novembro a 31 de dezembro, as propostas vão estar disponíveis para votação. Podem participar no sufrágio e na escolha dos projetos os cidadãos maiores de 14 anos, residentes em Felgueiras.

No dia 6 de janeiro de 2017 será realizada a apresentação pública do projeto vencedor.

Ao Expresso de Felgueiras, o autarca e vice-presidente frisou que simultaneamente o município criou um site para esclarecer todas as dúvidas relativamente ao modo de participação e regulamento. As candidaturas podem, também, ser entregues presencialmente nas instalações dos Serviços do Desporto e Juventude, sitos na Piscina Municipal de Felgueiras.

Referindo-se ao OPJ de Felgueiras, o responsável pelo pelouro da Juventude destacou que o projeto tem um patamar máximo de comparticipação de 20 mil euros.

“Anualmente, é definida uma verba a ser inscrita no Orçamento Municipal que servirá de base ao Regulamento do Orçamento Participativo Jovem de Felgueiras”, sustentou, sublinhando que anualmente, este valor poderá ser revisto de acordo com as Grandes Opções do Plano e do Orçamento Municipal;

O vereador João Sousa realçou, ainda, que o debate e a participação pública serão realizados presencialmente via contacto institucional entre escolas, movimentos associativos e município e através das redes sociais.

 

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com