Câmara investe um milhão de euros para recuperar estrada municipal na Refontoura

A requalificação da estrada entre Refontoura e Lixa, uma das mais movimentadas do concelho de Felgueiras, vai arrancar nas próximas semanas, num investimento de cerca de um milhão de euros, segundo anunciou hoje a autarquia local.

O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, avançou hoje à Lusa que a intervenção, nesta primeira fase, vai incidir no troço entre o cruzamento junto à sede da Junta de Freguesia de Refontoura e o limite da localidade, numa extensão de cerca de 1.400 metros.

FOTO: Armindo Mendes
O pavimento irregular da estrada há muito que reclama uma intervenção de fundo | FOTO: Armindo Mendes

Aquele lanço atravessa uma zona com elevada densidade populacional, conhecida como Maias, onde o pavimento, com cerca de 40 anos, está muito degradado e não existem zonas para peões.

Esta é, por isso, uma obra reclamada há muito pela população da localidade e pela junta de freguesia.

A empreitada já foi adjudicada e aguarda-se apenas o visto do Tribunal de Contas para o arranque das obras.

A intervenção vai dotar a acessibilidade de um novo pavimento, requalificará os passeios e as zonas de estacionamento.

Proporcionará ainda a drenagem de esgotos e de águas pluviais e melhorará a sinalização rodoviária.

Os alinhamentos laterais da rua serão alargados, para permitir a existência de passeios de circulação pedonal e uma maior fluidez de trânsito.

A obra vai ser financiada pelo empréstimo de 5,2 milhões de euros que a Câmara de Felgueiras contratualizou recentemente.

Também a requalificação da EM 564, de Airães a Vila Verde, cujo projeto já foi concluído, será suportada financeiramente por aquele empréstimo.

Presidente da Câmara evidencia importância da empreitada

Inácio Ribeiro assinalou a importância desta obra, sobretudo por ser reclamada há tantos anos pelas populações daquela zona do concelho.

“Esta estrada encontra-se em mau estado de conservação, com diversos estrangulamentos, que têm originado problemas de segurança a automobilistas e pessoas”, comentou.

O chefe do executivo recordou que aquela e outras intervenções na rede viária do concelho estão previstas no plano plurianual de investimentos 2016/2019 autarquia.

“As verbas para a realização destas obras estão previstas. É certo que já estamos a aplicar o empréstimo bancário que nos foi concedido, para dotarmos a população de melhores condições”, conclui o presidente da câmara.

APM.

Lusa/fim