Câmara promove trail e caminhada com história e por lugares míticos

A Câmara de Felgueiras promove, a 13 de outubro, o “Sousões Trail Felgueiras 2019”, evento que conta com duas provas competitivas de trail com 25 e 17 quilómetros e uma caminhada de 13 quilómetros, informou a autarquia.

Os percursos envolvem trilhos do vale onde o Rio Bugio e Ferro passam, contornos de caminhos antigos e cheios de histórias, com passagem por lugares míticos como as Barrias, o S. Salvador, a Vila Romana de Sendim, entre tantos outros que tornam estes trilhos locais únicos para a prática do trail.

“Felgueiras pretende com este trail dar a conhecer a sua riqueza paisagística que acompanha os trilhos do Vale do Bugio e Ferro”, lê-se em comunicado.

E acrescenta: “Decidiu a Câmara Municipal de Felgueiras aliar de forma simbiótica a prática desportiva de excelência coma cultura regional e fortemente vincada, para dar a conhecer este fantástico Trilho, surgindo assim mais uma edição do Sousões Trail – Felgueiras”.

No comunicado, a autarquia explica o nome escolhido para o evento – Sousões. “Felgueiras está no centro da construção da nacionalidade através da linhagem da família dos Sousas, nobreza medieval detentora de um vasto território desta região do Entre-Douro-e-Minho. Aos Sousões, nome pelo qual ficaram conhecidos, é atribuído o esforço guerreiro das conquistas e sucessos em que assenta a fundação e a expansão territorial da génese do reino português. Linhagem da nobreza medieval portuguesa associada à conquista e fundação da nacionalidade, detentora de um vasto património territorial centrado na região do Entre- Douro-e-Minho”.

O registo da história coloca Felgueiras como palco de atuação dos Sousões, intimamente ligada à génese e aos primeiros passos do jovem reino português.

Fortemente alicerçado na componente histórica associada aos Sousões e intimamente ligada à génese e expansão do Reino Português, através do esforço guerreiro que os caracterizava, surge naturalmente o chavão, Sousões Trail – um trilho com identidade”.

As inscrições para as provas decorrem até 06 de outubro. A inscrição inclui t-shirt alusiva ao evento, medalha, dorsal, cronometragem, banhos, seguro e abastecimentos.

As partidas ocorrem da Alameda de Santa Quitéria, a partir das 09:00.