Câmara Municipal garante ocupação de 300 jovens durante as férias de verão

A Câmara de Felgueiras, no sentido de facilitar a vida das famílias durante as interrupções letivas, está a promover uma série de atividades lúdicas, culturais e desportivas, que abrangem mais de 300 crianças e jovens, informou fonte da autarquia.

Os programas são diversificados e elaborados de forma a garantir a presença de técnicos especializados e que garantam a segurança de todos os participantes.

O “OTL de Verão” decorre em vários estabelecimentos do 1ºciclo de ensino o, desde o dia 13 de junho e até 29 de julho, entre as 08:00 e as 18:30, com um programa variado que se desenrola em vários espaços culturais, desportivos e de lazer.

As atividades estão a ser dinamizadas nas Piscinas Municipais de Felgueiras, no Parque de Campismo de Vila Fria, nos Pavilhões Gimnodesportivos, na Zona Desportiva de Felgueiras, na alameda de Sta. Quitéria, entre outros espaços.

A população tem ao dispor a atividade “Verão em Movimento”, que se realiza durante o mês de julho. A ação tem por objetivos criar mais oportunidades de ocupação dos tempos livres dos alunos do 2.º e 3.º ciclos nas férias letivas, fomentando assim a prática de atividades físicas e desportivas, recreativas, lúdicas e culturais bem como hábitos e estilos de vida saudáveis nos jovens do concelho.

Felgueiras garante ocupação de 300 jovens durante as férias de verão

O evento, repartido por cinco jornadas – Felgas Cup, de 4 a 7 de julho, Espírito Olímpico, de 8 a 13, Uma aventura na natureza, de 14 a 19, Jogos sem fronteiras, de 20 a 25, e Mundo aquático, de 26 a 29 – abrange as modalidades de Futebol, Futsal, Andebol, Pólo Aquático, Basquetebol, Atletismo, Boccia, Natação e Ginástica.

Estão previstas ainda atividades como percursos pedestres, orientação, descobrir o meio, caça ao tesouro, jogos pré-desportivos, eventos aquáticos, jogos tradicionais e de destreza, estafetas, hidro summer, aqua diversão e, por fim, piquenique. Estas iniciativas realizam-se no Complexo das Piscinas Municipais, na Zona Desportiva, no Parque de Campismo de Vila Fria e Alameda de Santa Quitéria.

Está a decorrer a iniciativa “Férias na Biblioteca”, um programa de ocupação de tempos livres que ocupa, de 04 a 08 de julho, crianças dos seis aos 12 anos, das 14:30 às 17:30, com diversas atividades lúdicas de promoção do livro e da leitura, bem como de incentivo à utilização deste espaço cultural.

A autarquia também está a promover um atelier de bordados para jovens, com idades entre os seis e os 16 anos, de forma a dar-lhes a conhecer o projeto desenvolvido pela Casa do Risco de Felgueiras e as técnicas de iniciação ao bordado artesanal.

Esta atividade realiza-se de 18 a 29 de julho e as inscrições decorrem até ao dia 15 de julho.