Está em
Início > Destaque > Câmara reforça verba nas refeições escolares para melhorar qualidade

Câmara reforça verba nas refeições escolares para melhorar qualidade

Felgueiras vai reforçar a verba destinada às refeições escolares para garantir comida de melhor qualidade e um lanche a meio da manhã, mas o valor a cobrar aos alunos não será alterado, anunciou o presidente da câmara.

A decisão foi aprovada, na terça-feira à noite, em assembleia municipal, no âmbito de um concurso público internacional, no valor de cerca de 3,8 milhões de euros, a lançar pela autarquia, que reporta aos próximos três anos letivos.

No âmbito deste concurso, a câmara dispõe-se a pagar 2,85 euros por refeição, acrescidos de 60 cêntimos por lanche. O critério da qualidade terá um peso de 50% nos fatores de adjudicação, tanto como o critério preço.

Aos deputados municipais, o presidente Nuno Fonseca reconheceu o “incremento grande em termos de valor”, face ao praticado atualmente, mas sublinhou que a maior preocupação da autarquia é garantir um acréscimo de qualidade no serviço de refeições, no âmbito da ação social escolar, correspondendo às preocupações dos encarregados de educação.

Câmara quer melhores produtos alimentares e garantia de ementas mais variadas

A preparação do concurso público, reforçou o autarca, contou com um estudo da nutricionista do município para assegurar maior qualidade das refeições, nomeadamente na utilização de melhores produtos alimentares e na garantia de ementas mais variadas.

O presidente destacou que será possível, também, introduzir um lanche a meio da manhã, o que considerou “importante” para muitos estudantes que chegam à escola sem tomar o pequeno almoço, o que compromete a sua concentração nas aulas.

A empresa que vier a ganhar o concurso ficará também obrigada a afetar um quadro de funcionários para apoiar as escolas nos períodos das refeições, indo de encontro a um anseio dos estabelecimentos de ensino.

Marco Silva Assembleia Municipal de Felgueiras

A decisão foi apoiada pelo grupo parlamentar que apoia o executivo (coligação PS/Livre), com o seu líder de bancada, Marco Silva, a lembrar que “a proposta vai valorizar e aumentar a qualidade das refeições” nas escolas do concelho.

“O executivo está de parabéns”, comentou.

Leonel Costa assembleia municipal de Felgueiras junho 2018

O PSD, por intermédio do seu líder de bancada, Leonel Costa, tinha questionado o aumento do preço do serviço, que disse ser superior aos valores de referência da tutela, mas acabou por votar a favor, depois de ouvir os esclarecimentos do presidente da câmara.

Já o CDS-PP, representado por Eduardo Teixeira, disse concordar com a intenção de melhorar a qualidade das refeições nas escolas.

“É uma excelente medida. É melhor gastar no supermercado do que na farmácia”, observou.

APM // JGJ

Lusa/Fim

Top