Câmara volta a adiar conclusão da revisão do “velho” PDM de Felgueiras

A Câmara de Felgueiras, por proposta do presidente Nuno Fonseca, vai voltar a adiar, desta vez por mais 18 meses, a conclusão do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Para aquela decisão são avançadas questões técnicas.

A matéria será discutida pelo executivo na reunião de câmara desta quinta-feira, prevendo-se suscite acesa discussão.

Trata-se do segundo adiamento realizado pelo atual executivo PS/Livre. O primeiro ocorreu por decisão de 19 de abril e apontava para que a revisão estivesse concluída em 10 de novembro de 2019, o que já não vai acontecer.

 

Conclusão às portas das autárquicas de 2021?

 

Como este novo adiamento proposto por Nuno Fonseca, a conclusão da revisão aponta para o segundo trimestre de 2021, ou seja, às portas das eleições autárquicas previstas para aquele ano.

Enquanto isso, Felgueiras continua na cauda da região e do país, por ser o único concelho do distrito que ainda tem em vigor o PDM de primeira geração, elaborado no início da década de 90, no século passado. Todos os concelhos vizinhos têm, há anos, PDS`s de novo geração.

Na campanha para as autárquicas de 2017, o então candidato Nuno Fonseca tinha deixado duras críticas à gestão PSD de Inácio Ribeiro, por não ter conseguido concluir a revisão do PDM, “prejudicando o desenvolvimento do concelho”.

Nos primeiros meses do mandato, o novo presidente decidiu reiniciar o processo, mas dois anos volvidos, quando se esperava que a revisão estivesse concluída, anuncia-se um novo adiamento, agora por 18 meses.