Campanha de vindimas da Quinta da Lixa com 3.500 toneladas de uvas

As vindimas naquela empresa vitivinícola vão começar na terça-feira e deverão abranger cerca de 360 hectares de área de vinha

FOTO: Armindo Mendes

A Quinta da Lixa, na Lixa, Felgueiras, um dos maiores produtores nacionais de vinho verde, anuncia hoje que a campanha de vindimas deste ano deverá ultrapassar as 3.500 toneladas de uvas.
“As condições climáticas desfavoráveis têm prejudicado a evolução das vinhas e o estado de maturação das uvas, mas as perspetivas relativamente à qualidade são boas”, comentou um administrador, citado em comunicado.
As vindimas naquela empresa vitivinícola vão começar na terça-feira e deverão abranger cerca de 360 hectares de área de vinha.
Segundo o produtor, a Quinta da Lixa, com instalações na cidade da Lixa, é responsável por 4,4% da produção total de vinho verde.
Nos últimos anos, a empresa tem comprado novas propriedades para aumentar a produção.
Em 2013, salientou, foram investidos quatro milhões de euros na aquisição de área de cultivo e numa nova linha de produção.
Óscar Meireles prevê que o investimento permita quadruplicar a capacidade de resposta da Quinta da Lixa nos mercados interno e de exportação.
A mais recente aposta no mercado externo é a Colômbia, através de uma rede de supermercados com 53 lojas naquele país latino-americano.
Segundo o comunicado, a empresa produz cerca de quatro milhões de garrafas por ano, o que corresponde a cerca de cinco milhões de euros de faturação.
Metade da produção destina-se ao mercado de exportação.

APM.
Lusa/fim