Casa das Artes de Felgueiras acolhe encontro de Cantadores de Reis

Este ano, além da habitual participação dos ranchos folclóricos, irão atuar, pela primeira vez neste género de iniciativa cultural, grupos de cantares de outras associações do concelho. A iniciativa é aberta a toda comunidade mediante lotação da sala

A Casa das Artes de Felgueiras acolhe, na sexta-feira e sábado, a partir das 21:30 horas, o tradicional Encontro de Cantadores de Reis, com a presença de várias associações e grupos do concelho, informou fonte da autarquia.

Este ano, além da habitual participação dos ranchos folclóricos, irão atuar, pela primeira vez neste género de iniciativa cultural, grupos de cantares de outras associações do concelho. A iniciativa é aberta a toda comunidade mediante lotação da sala.

Na sexta-feira atuarão o Conservatório de Música de Felgueiras, Casa Senhora do Alívio (Associação de Desenvolvimento Social), Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1275 (Airães), Liga dos Combatentes (Núcleo da Lixa), Associação Cultural e Recreativa Berço das Artes, SIRGO – Associação Social e Cultural da Defesa do Património de Sendim, Associação de Solidariedade Social Bairro João Paulo II e, por conveniência de agenda, o Rancho Folclórico de Margaride. Neste dia serão entregues os prémios de classificação e de participação relativamente ao Concurso de Presépios de Natal de 2014, destinados às associações do concelho.

No sábado atuarão o Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa, Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, Grupo Folclórico de S. Pedro de Torrados, Rancho Folclórico da Refontoura, Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, Rancho Infantil da Casa do Povo de Jugueiros, Rancho Folclórico das Pegadinhas do Ribeiral, Rancho Folclórico de Passarias e Real, Rancho Folclórico de S. Martinho de Penacova, Rancho Folclórico de Stª Luzia de Airães e o Rancho Folclórico de Varziela.

Para a vereadora da Cultura, Carla Meireles, citada em comunicado, “importa preservar e valorizar a tradição dos Cantares de Reis, que faz parte do património imaterial do concelho. Este encontro resulta da cooperação entre a Câmara Municipal e os ranchos folclóricos, que muito têm contribuído para o levantamento de músicas e canções populares. Pela primeira vez, o evento é extensivo a outras associações do concelho”.