Casal de Lousada deixa a psicologia e o estilismo para produzir doces tradicionais

Uma estilista e um psicólogo abandonaram as profissões para se dedicaram, em Lousada, à preparação de licores, compotas, geleias e bolachas artesanais, que já exportam para Inglaterra e Dinamarca.

Ana Ribeiro, de 35 anos, e o marido, de 45, dedicam-se, a tempo inteiro, a cultivar frutas que usam nas doces iguarias que confecionam.

Há cinco anos, o casal herdou a Quinta do Souto, em Lodares, Lousada.

Sem projetos para o espaço e sem saberem o que fazer com a fruta produzida na quinta, Ana e o marido começaram a fazer produtos artesanais, aliados a produtos exóticos.

“O meu marido foi criado no Japão e veio com uma ideia diferente que aplica a cada receita que produz”, contou à Lusa Ana Ribeiro, não escondendo a felicidade e prazer que a atividade lhe proporciona.

Casal dos Chocolates Lousada 4

Ana e o marido começaram por participar em pequenas feiras realizadas em Lousada. Face ao sucesso imediato, o salto para os eventos de dimensão nacional ocorreu de forma natural e até proporcionou ao casal a oportunidade de exportar os seus produtos.

“A participação em várias feiras nacionais faz com que as empresas procurem os pequenos produtores e, em conjunto, fazemos a exportação. Nós produzimos e eles comercializam, ficámos todos a ganhar”, adiantou Ana Ribeiro.

Ladeada de chocolates e licores, com a simpatia que usa para cativar os clientes, Ana Ribeiro admitiu à Lusa que o segredo dos produtos está nas mãos do marido.

“As receitas são inventadas por nós, sobretudo pelo meu marido, como é o caso do Licor de Amor, o único em Portugal feito com cerveja preta artesanal e canela”, assinalou, orgulhosa.

Casal dos Chocolates Lousada 3

A empresa que gerem exporta desde finais de 2015 para a Inglaterra e para a Dinamarca, mas o objetivo, diz Ana Ribeiro, é expandir o negócio, mantendo o comércio tradicional.

“O futuro é para continuar a crescer e desenvolver o negócio, com a exportação, não deixando o comércio tradicional, que me dá muito prazer”, vincou.

Na quinta, onde tudo é feito de forma artesanal, o casal conta com a ajuda dos caseiros e de alguns colaboradores.

“A minha formação como estilista ajuda a criar uma imagem mais atrativa e bonita para as embalagens dos nossos produtos”, observou Ana Ribeiro.

Os produtos de eleição do casal empreendedor são o Licor de Amor e a Geleia de Chocolate.

Casal dos Chocolates Lousada

“São produtos procurados por pessoas de todas as idades”, gracejou.

Ana Ribeiro deixou um incentivo às pessoas no sentido do empreendedorismo.

“Não desistam. Muitas vezes é preciso estar disposto a novos desafios e é isso que muitas vezes nos realiza”, defendeu, acrescentando que o negócio ajuda a dinamizar a economia local.

“Não podemos deixar de mencionar a Câmara de Lousada, que tem ajudado a que o nosso comércio desenvolva”, disse a concluir.

Armindo Mendes
C/ Sandra Teixeira