Cavaco Silva prossegue na segunda-feira “Roteiro para uma Economia Dinâmica”

o objetivo deste roteiro é dar visibilidade a exemplos do tecido empresarial português "com perfil discreto", mas "na vanguarda" em termos aposta na inovação e na qualidade.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai visitar na segunda-feira um conjunto de empresas portuguesas de média dimensão, nos distritos de Lisboa, Leiria e Aveiro, dando seguimento ao “Roteiro para uma Economia Dinâmica” iniciado em abril.
Segundo um enquadramento destas visitas fornecido à comunicação social, o chefe de Estado vai visitar empresas que “são essencialmente exportadoras”, têm como estratégia de afirmação a “especialização em nicho de produto e serviço” e “todas são grandes empregadores com um peso decisivo no emprego à escala local” e com impacto “no crescimento económico”.
Cavaco Silva vai começar a segunda edição do seu “Roteiro para uma Economia Dinâmica” – realizada a dois dias da data de entrega do Orçamento do Estado para 2015 pelo Governo – no distrito de Lisboa, com uma visita ao Laboratório Edol, uma farmacêutica localizada em Linda-a-Velha, no concelho Oeiras.
Seguir-se-ão visitas à sociedade exploradora de pedreiras Solancis e um almoço no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, ambas no concelho de Alçobaça, distrito de Leiria. À tarde, o chefe de Estado visitará duas empresas de equipamentos industriais no distrito de Aveiro, a CEI, em São João da Madeira, e a JPM, em Vale de Cambra.
De acordo com fonte de Belém, o objetivo deste roteiro é dar visibilidade a exemplos do tecido empresarial português “com perfil discreto”, mas “na vanguarda” em termos aposta na inovação e na qualidade, considerados “impulsionadores do crescimento económico” e com potencial para “dar um pulo” em termos de volume de negócios por via da internacionalização.
“São empresas lideradas por uma nova geração de empresários que apostam na formação técnica e profissional dos seus quadros e na melhoria contínua da organização e métodos “, refere o enquadramento fornecido por Belém à comunicação social.
O Presidente da República realizou a primeira edição do “Roteiro para uma Economia Dinâmica” no dia 22 de abril, com visitas a uma indústria de abrasivos, em Aveiro, uma fábrica de plásticos, em Oliveira de Azeméis, uma empresa de calçado, em Felgueiras, e outra de revestimentos para a indústria automóvel, em Guimarães.

IEL // SMA
Lusa/Fim