Está em
Início > Destaque > Celorico de Basto vive o melhor momento de sempre no emprego – autarca

Celorico de Basto vive o melhor momento de sempre no emprego – autarca

O concelho de Celorico e Basto está a viver o melhor período de sempre na criação de emprego, evoluindo de “um município rural para “uma terra de cariz industrial”, considera o presidente da Câmara.

“Esta é a nossa melhor fase de sempre”, comentou Joaquim Mota e Silva, em declarações à Lusa, destacando que as taxas de desemprego são das mais baixas da região.

“Nunca houve tanta gente inscrita nas Finanças e na Segurança Social”, exclamou.

Emprego Celorico de Basto sapatos calçado

Falando a propósito da abertura no concelho de mais uma unidade de produção de calçado, o autarca referiu que só no último ano foram criados mais de 200 postos de trabalho com a entrada em atividade de quatro novas empresas. Referiu também que, até ao final de 2017, abrirão novas unidades industriais, criando mais 250 empregos.

O presidente da Câmara refere que, recentemente, o maior número de unidades industriais tem investido no parque empresarial da sede do concelho, mas outros dois polos no concelho também têm recebido investimentos significativos.

Os setores que se têm destacado são o calçado e o têxtil, dando emprego a muita mão-de-obra do concelho e até de pessoas de municípios vizinhos.

Questionado sobre o que está a atrair tantas empresas ao concelho, o autarca salientou o “trabalho proativo” que a Câmara tem desenvolvido junto dos empresários, proporcionando-lhes condições favoráveis para o investimento.

“Temos uma ótima relação com os industriais sempre com a preocupação de os ajudar nos mais diferentes aspetos, como as instalações e a burocracia”, explicou à Lusa.

Em paralelo, prosseguiu, é feito pelos serviços da câmara um trabalho junto dos trabalhadores, ajudando-os nas questões dos transportes, refeições e acompanhamento dos filhos.

Ao mesmo tempo, a recente instalação de um centro de formação de calçado no concelho tem permitido qualificar os recursos humanos locais em função das necessidades dos novos empregadores.

Outros setores da economia do concelho estão a beneficiar da dinâmica industrial

O bom momento industrial do concelho, gerando mais rendimento na população, comentou ainda Joaquim Mota e Silva, tem permitido incrementar outros setores, como o comércio, os serviços e a construção.

Ao nível da construção, destacou o autarca, também se observa uma aceleração no concelho, correspondendo à procura de habitação provocada pela criação de postos de trabalho.

Joaquim Mota e Silva antevê que esta dinâmica se vai acentuar nos últimos anos, face ao interesse crescente dos potenciais investidores no concelho, ao nível industrial, mas também no setor do turismo, que também tem apresentado um crescimento elevado nos últimos anos.

O recente anúncio da construção de mais um troço da Variante do Tâmega, que vai aproximar Celorico da A7, “deverá alavancar o crescimento de Celorico de Basto”, previu.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com