Cerca de 20.000 visitantes esperados na mostra do pão-de-ló em Felgueiras

O Festival do Pão-de-ló de Felgueiras, que decorre entre 19 e 20 de março, no Mosteiro do Pombeiro, espera receber cerca de 20.000 visitantes, adiantou a vereadora da cultura da Câmara de Felgueiras, Carla Meireles.

Durante os dois dias, a área envolvente ao Mosteiro, além do pão-de-ló de Margaride vai mostrar receitas de Ovar, de Santa Maria da Feira assim como doçaria da região e o vinho verde.

De acordo com a vereadora, a mostra vai contar com a presença de 40 expositores de vários pontos do país, estando previstas as habituais provas de degustação do pão-de-ló, atividades lúdico-pedagógicas, assim como uma oferta cultural animada e diversificada.

A abertura do festival está agendada para as 10:30 de sábado e a inauguração oficial ocorrerá às 15:00, com um espetáculo de música e teatro junto ao mosteiro beneditino. No sábado, à noite, está previsto um momento musical com a presença da fadista Joana Almeida. No domingo, estão agendados vários espetáculos de âmbito nacional.

Festival do Pão de Ló em Felgueiras
Festival do Pão de Ló em Felgueiras

Ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS, a autarca referiu que o certame é já um acontecimento nacional, quer pelo volume de vendas, quer pelas múltiplas atividades artísticas e culturais, que, todos os anos, atrai milhares de visitantes ao município.

Carla Meireles destacou que a mostra de pão-de-ló é cada vez mais um motor do desenvolvimento económico do concelho.

“Não é apenas o setor do pão-de-ló que beneficia com o certame é toda a economia do concelho”, frisou.

A promoção do certame tem sido feita pela Câmara de Felgueiras em parceria ACLEM – Arte, Cultura e Lazer Empresa Municipal, também fora de Portugal, nomeadamente no norte da Galiza.

“Existe uma parceria entre o município e a Fundação Luso Galaica com o objetivo de promover a riqueza e a diversidade cultural do concelho”, lembrou a vereadora.