Está em
Início > Cultura > Ciclo de seis conferências em Felgueiras debate arqueologia do Tâmega e Sousa

Ciclo de seis conferências em Felgueiras debate arqueologia do Tâmega e Sousa

A Câmara de Felgueiras está a promover um ciclo de seis conferências sobre marcos caraterísticos da região do Tâmega e Sousa, que vão reunir vários especialistas da área da arqueologia, informou fonte da autarquia.

Sob o tema “Arqueologia em terras de Sousa e Tâmega”, o ciclo de conferência arrancou no sábado, no Polo de Idães da Biblioteca, onde foi debatida a “Arqueologia na Igreja de Idães”, com a presença de Luís Sousa, do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Lousada.

A 21 de abril, está prevista a conferência “Tongobriga, Cidade Transduriana”, que vai decorrer na Biblioteca Municipal de Felgueiras, e tem como orador Lino Augusto Tavares Dias, FAUP.

A 26 de maio, o tema em debate é o Castro da Senhora Aparecida (Pinheiro, Felgueiras), com a presença de Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da Câmara de Felgueiras/investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – FLUP) e José Ribeiro, Gabinete de Arqueologia da Câmara de Felgueiras. A conferência vai realizar-se no Museu Casa do Assento, em Friande.

No dia 16 de junho, estará em destaque o Românico do Vale do Sousa, numa conferência que vai decorrer na Casa do Adro, em Pombeiro. Vai participar como orador Manuel Luís Real, investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória -FLUP) e do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A 07 de julho, Helena Portela vai falar sobre “As necrópoles do concelho de Amarante”, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra.

No dia 21 de julho, o tema é “A Igreja Velha de Lordelo”, com a presença de Marcelo Mendes Pinto, Gabinete de Arqueologia da Câmara de Felgueiras e investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras do Porto – FLUP). A conferência vai decorrer na Casa do Risco.

As conferências decorrem todas às 15:00 e têm como objetivo percorrer o concelho de Felgueiras com temáticas que fazem parte da história de todos, lê-se em comunicado.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com