Está em
Início > Sociedade > Comemorações dos 60 anos mostram Cooperativa de Felgueiras em expansão

Comemorações dos 60 anos mostram Cooperativa de Felgueiras em expansão

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras assinalou os 60 anos da sua fundação, com uma sessão comemorativa onde distinguiu a única associada fundadora viva, associados com mais de 50 anos de vínculo à instituição e colaboradores com mais de 30 anos de serviço.

Na sessão, foi ainda apresentada a monografia, da autoria de Joaquim Luís Costa, que compila a história, os momentos mais marcantes e feitos determinantes da Cooperativa, fundada a em 24 de julho de 1957.

Foram homenageados cinco sócios com mais de 50 anos de vínculo à Cooperativa Agrícola de Felgueiras, três instituições locais e duas personalidades. Receberam esta distinção o Seminário de São José, dos Padres Vicentinos, a Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, a Ordem do Carmo (Quinta da Mata), o engenheiro agrónomo António Rebelo Carvalho de Macedo e o empresário de calçado Carlos de Castro.

Refira-se ainda a agraciação aos colaboradores com mais de 30 anos ao serviço daquela instituição.

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, que presidiu à sessão comemorativa e entregou uma lembrança à única sócia fundadora viva, Maria de Lourdes Faria.

Aniversário da Cooperativa de Felgueiras 2

Citado em comunicado, o governante enalteceu “o espírito empreendedor dos agricultores felgueirenses que foram capazes de se unir para uma maior dinamização daquela atividade e no seu fortalecimento enquanto fator do desenvolvimento económico”.

Miguel João de Freitas realçou ainda, a propósito da distinção à única associada fundadora viva, a participação ativa e dinâmica das mulheres daquele tempo sempre muito presente e interventiva ao longo dos tempos na atividade da cooperativa.

Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, também se regozijou com a vitalidade da Cooperativa de Felgueiras, “seguramente uma das instituições de referência no concelho e no país”, disse.

Aniversário da Cooperativa de Felgueiras 3

O Comendador Manuel dos Santos Gomes, presidente da CONFAGRI, congratulou-se com a dimensão da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, sendo um exemplo do setor cooperativo a nível nacional.

O presidente da Cooperativa de Felgueiras, Casimiro Alves, recordou o sonho dos fundadores que tomaram a iniciativa de se unir em torno da Adega Cooperativa, que “foi crescendo, prosperando, afirmando-se como projeto sólido e visionário”.

Aniversário da Cooperativa de Felgueiras

“Hoje os nossos vinhos estão presentes em mais de 30 países, com grande sucesso além-fronteiras. O sonho dos fundadores realizou-se e a cooperativa continua a impor-se a excelente ritmo nos mercados externos”, afirmou, revelando que “a nova imagem da marca Terras de Felgueiras é elogiada pela sua modernidade em todos os mercados”.

E acrescentou: “A Cooperativa Terras de Felgueiras é hoje um porto seguro para os seus associados com uma estrutura económica e financeira sólida. Somos e seremos uma locomotiva na região do Vale do Sousa e do vinho verde”.

Top