Comitiva de Felgueiras partiu para Moçambique para oferecer milhares de livros

A comitiva de Felgueiras que hoje partiu para Moçambique leva consigo centenas de livros, incluindo manuais escolares, que vão ser oferecidos ao município de Mocímboa da Praia, avançou à Lusa fonte autárquica.

Além dos livros, também foi encaminhado material hospitalar e informático doado pela comunidade local, no âmbito de uma campanha solidária promovida nas últimas semanas pela autarquia portuguesa.

“A campanha constituiu um êxito ímpar de solidariedade dos felgueirenses. Já foram recebidas várias toneladas de exemplares, entre 60 a 70 tarifas de embalagem”, explicou a fonte.

Felgueiras e Mocímboa da Praia são municípios unidos por um protocolo de geminação.

Foi naquele território africano que, em 1504, morreu o navegador de Felgueiras Nicolau Coelho, que comandava uma nau que naufragou numa viagem de regresso da Índia.

O presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, estará presente em Mocímboa da Praia, na segunda-feira, nas comemorações da elevação do município à categoria de vila.

Nesse momento, serão simbolicamente atribuídos os materiais doados por Felgueiras.

A comitiva de Felgueiras é constituída por cerca de 30 pessoas, incluindo autarcas, empresários e dirigentes de associações locais.

Nesta campanha de solidariedade estiveram envolvidas as freguesias, paróquias, corporações de bombeiros, escolas e instituições de solidariedade social, para além de várias empresas do concelho.

“Mais uma vez, Felgueiras deu provas de ser uma terra de gente afável e solidária. Estou muito feliz por isso”, comentou Inácio Ribeiro, a propósito da deslocação a Moçambique, em declarações à Lusa.

APM // MSP

Lusa/fim