Está em
Início > Cultura > Comunidade e património arqueológico em debate na Biblioteca Municipal

Comunidade e património arqueológico em debate na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Felgueiras acolhe, no dia 24 de novembro, a conferência “Comunidade e património arqueológico: cumplicidade na preservação de memórias”.

A ação acontece no âmbito Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”, pelas 15:00, e é aberta ao público.

A conferência estará a cargo de Paula Menino Homem. A oradora doutorou-se em Museologia com a tese “Corrosão Atmosférica da Prata: Monitorização e Perspetivas de Conservação Preventiva” (2013). É diretora do curso de Mestrado em Museologia da Universidade do Porto desde 2014 e professora auxiliar no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da UP e Investigadora do CITCEM. Na Universidade do Porto, participa nos projetos Mu.SA − Museum Sector Alliance (2016-2019) e EU-LAC − Museums and Community: Concepts, Experiences, and Sustainability in Europe, Latin America and the Caribbean (2016-2020).

Em comunicado, a autarquia recorda que o Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega” teve início em março. Até julho, seis conferências trouxeram a diferentes locais do concelho temáticas que fazem parte da História de todos.

O Município de Felgueiras, através dos seus Serviços de Património Cultural, retomou as sessões a 20 de outubro, com a temática “A defesa de um espaço de fronteira diocesana: Castelologia de Felgueiras e área envolvente”, por António Manuel Lima.

Com este projeto, o Município pretende promover o debate e o conhecimento junto da população em geral e junto dos interessados e estudiosos destas temáticas.

 

“Cale e os Callaici: um lugar e um povo nas encruzilhadas da história”

A terceira conferência, subordinada ao tema “Cale e os Callaici: um lugar e um povo nas encruzilhadas da história”, decorre a 15 de dezembro, pelas 15:00, Biblioteca Municipal de Felgueiras, e terá como orador o Mestre António Manuel Silva.

António Manuel Silva é arqueólogo. Licenciado em História, Variante de Arqueologia, pela Universidade do Porto, em 1985, é Mestre em Arqueologia pela mesma entidade desde 1994. Doutorando em Arqueologia na Universidade de Santiago de Compostela, é ainda Coordenador do Gabinete de Arqueologia Urbana da Câmara Municipal do Porto. É docente universitário e Investigador do CITCEM.

 

Top