Concurso de pintura em Felgueiras reúne 1.200 crianças (C/ÁUDIO)

Segundo Inácio Ribeiro, o número de crianças inscritas tem aumentado todos os anos, "o que diz bem do interesse" que a atividade tem despertado entre os estudantes das escolas do concelho

FOTO: Armindo Mendes

O concurso de pintura dedicado às crianças, que a Câmara de Felgueiras organiza desde 2010, vai contar este ano com cerca de 1.200 participantes, avançou hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo Inácio Ribeiro, o número de crianças inscritas tem aumentado todos os anos, “o que diz bem do interesse” que a atividade tem despertado entre os estudantes das escolas do concelho.

FOTO: Armindo Mendes
FOTO: Armindo Mendes

O concurso chama-se “Pinta” e todos os anos é subordinado a um tema específico.

Na edição de 2015, hoje apresentada na biblioteca municipal, o tema proposto é a energia.

Como aconteceu noutros anos, a atividade inclui a distribuição pelas crianças do concelho (dos três aos 16 anos) de um saco com uma boina e uma paleta de pintura alusivos ao tema. Os materiais também são disponibilizados pelo município.

Na apresentação de hoje, os representantes das entidades parceiras do projeto puderam pintar, interagindo com várias crianças.

FOTO: Armindo Mendes
FOTO: Armindo Mendes

Além dos agrupamentos de escolas, o “Pinta” também vem reunindo um número crescente de parceiros, destacando-se a UNICEF e os CTT, entre outras instituições de âmbito regional e nacional.

Este ano, a organização conta com a EDP como um dos parceiros para ajudar a dinamizar o tema energia.

O presidente da câmara anunciou hoje que no dia 07 de julho uma delegação de Felgueiras vai deslocar-se à Assembleia da República, em Lisboa, para oferecer à presidente do Parlamento, Assunção Esteves, os trabalhos vencedores da edição de 2014 que foi dedicada aos transportes.

FOTO: Armindo Mendes
FOTO: Armindo Mendes

Inácio Ribeiro sublinhou o interesse da atividade, por permitir aos alunos um primeiro contacto com a pintura e, dessa maneira, “despertar talentos”.

“Se, nestes percursos de pintura tivermos meninos e meninas com talento natural para as artes, será excelente. O nosso grande desejo é que eles aprendam a olhar para a arte com apreço e despertar a grande oportunidade de poderem pintar, crescer e sonhar”, afirmou.

Comentando também as atividades do Dia Mundial da Criança, que hoje se reuniram na zona desportiva da cidade mais de 1.000 estudantes do ensino básico, o autarca insistiu que Felgueiras quer ser “um município amigo das crianças na rede mundial”.

Para Inácio Ribeiro, pretende-se proporcionar aos mais novos, através da educação, artes e desporto, as melhores condições para que o concelho, no futuro, seja ainda mais competitivo.

FOTO: Armindo Mendes

FOTO: Armindo Mendes

“O grande propósito é fazer com que os nossos meninos e meninas, que amanhã nos vão suceder nas nossas responsabilidades, sejam muito bem formados, que respeitem o seu semelhante, mas que, acima de tudo, cresçam em conhecimento e competência”, considerou, concluindo: “Tudo o que possamos fazer pelo futuro é sempre pouco. A infância é o melhor alicerce para um futuro mais próspero para Felgueiras”.

Para terça-feira, na zona desportiva, está anunciada nova atividade alusiva ao Dia Mundial da Criança, desta vez reunindo mais de 1.000 utentes dos jardim de infância de Felgueiras.

 

APM // JGJ

Lusa/fim