Está em
Início > Cultura > Dez conferências deram a conhecer património arqueológico de Felgueiras

Dez conferências deram a conhecer património arqueológico de Felgueiras

A Câmara de Felgueiras promoveu, desde março, conferências que deram a conhecer o património arqueológico e arquitetónico do concelho, promovendo o debate junto da população em geral, interessados e investigadores.

De entre as várias ações, são de destacar as intervenções arqueológicas na Igreja Velha de Lordelo, na Igreja de Idães e no Castro da Senhora da Aparecida.

Para além das escavações arqueológicas foi possível apresentar alguns estudos de âmbito regional e nacional, que incluem o território de Felgueiras e que informaram sobre o panorama geral das investigações no âmbito da Arquitetura, Arte do Românico, Encastelamento e Conservação e Preservação do Património.

A última sessão decorreu no sábado, com a conferência “Cale e os Callaici: um lugar e um povo nas encruzilhadas da história”, a cargo de António Manuel Silva.

A sessão convidou o público para uma viagem a um dos mais discutidos lugares da história antiga do norte de Portugal, Cale, onde se foram cruzando as fontes documentais com os mais recentes dados arqueológicos.

Em paralelo, um obscuro povo, Callaici, que alguns séculos antes da nossa era liderou uma incipiente tentativa de reação ao avanço dos conquistadores romanos. Entre o sítio afamado e o “solar” desses primitivos “Galaicos” se teceram as malhas de mais uma conversa em “Terras de Sousa e Tâmega».

 

 

Top