Dezenas de alunos apresentaram ideias em programa de empreendedorismo

Dezenas de alunos de Felgueiras apresentaram produtos e serviços originais, no concurso de ideias, que decorreu na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, informou a autarquia.

A iniciativa decorreu inserida no Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem.

O Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem, direcionado aos alunos do 12.º ano do ensino profissional, da área de abrangência do Tâmega e Sousa, consiste num projeto de empreendedorismo diferenciador.

Com o programa, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa cria uma oportunidade de orientação a futuros empreendedores na criação e desenvolvimento de ideias e negócios de sucesso através de formação especializada de ordem técnica e comportamental essencial à criação e gestão de um negócio.

 

Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem 2

 

Participaram no programa mais de 70 alunos das Escola Básica e Secundária de Idães, Escola Profissional de Felgueiras, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Secundária da Lixa.

Uma das fases do programa consistiu no Concurso de Ideias Municipal de Felgueiras, onde foram apresentadas e defendidas 25 ideias, envolvendo 36 alunos.

A vereadora da Educação, Ana Medeiros, citada em comunicado, realçou que “o sucesso da iniciativa se deve, em primeiro lugar, à determinação dos participantes, que agarram o desafio. Em segundo lugar, aos professores que incentivaram e apoiaram os alunos na consolidação das ideias”.

O júri do concurso foi Carla Pereira da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Fernando Macedo da Macedos Pirotecnia, Fernando Paiva da Quinta da Palmirinha, Sandra Lobão da Câmara Municipal de Felgueiras e Susana Teixeira da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

 

Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem 3

 

Joaquim Oliveira, diretor-adjunto do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, integrou a mesa de abertura da iniciativa, realçando a disponibilidade do Serviço de Emprego de Felgueiras para apoiar os jovens e os seus projetos.

Durante o evento, quatro jovens do 11.º ano do curso profissional de Restaurante e Bar, da EB e Secundária de Idães, apoiaram o serviço de coffee break.

Os projetos vencedores foram a Caixa 3D de Apoio a Invisuais e Três em um, da Escola Profissional de Felgueiras e Gerador de Energia Eólica, da Escola Secundária de Lixa.

O próximo desafio aos vencedores está marcado para 14 de junho, em Castelo de Paiva, no Concurso Intermunicipal do Tâmega e Sousa.