Dia Internacional da Mulher assinalado em Felgueiras com conjunto de atividades

A Câmara de Felgueiras está a comemorar o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de atividades culturais e desportivas, que se prolongam até ao final de março, anunciou fonte da autarquia.

No início do mês, foi inaugurada a exposição “Mulheres Escritoras”, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa.

No Dia da Mulh, terça-feira, foi inaugurada a mostra “40.º aniversário do 25 de Abril itinerário e conquistas dos direitos das mulheres”, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, que contou com a presença de Márcia Oliveira, representante do MDM – Movimento Democrático das Mulheres.

No evento de abertura desta exposição, Carla Meireles, vereadora da Ação Social e da Cultura, referiu “que o que as mulheres alcançaram historicamente é resultado das suas lutas, que não foram inglórias, algumas delas foram pioneiras”.

Câmara de Felgueiras assinala Dia da Mulher 4

“Atualmente constatamos alguns resultados dessas conquistas. Mesmo assim, o sentido de emancipação da mulher contínua, não podemos baixar os braços e temos de continuar o nosso trabalho em prol da igualdade de género”, vincou, citada em comunicado.

No que confere à igualdade de género, a autarca sublinhou ainda o trabalho que a Câmara de Felgueiras tem vindo a desenvolver, não só com os trabalhadores, mas também com as escolas e entidades do concelho com assento na Rede Social.

“Há ainda obstáculos às mulheres a nível de igualdade no trabalho, a vários níveis. Por exemplo, há situações em que as mulheres são despedidas quando se encontram grávidas e entram em licença de maternidade”, lembrou Márcia Oliveira.

Câmara de Felgueiras assinala Dia da Mulher 3

As comemorações prosseguem com a exibição do filme “As Sufragistas”, no sábado, pelas 15:30, na Casa das Artes de Felgueiras, que culminará com uma conferência tipo conversa entre Rosa Oliveira, representante da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e Carla Cerqueira, cujos interesses de investigação incluem estudos de género, movimentos feministas, entre outros. É jornalista e membro da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.

As exposições estão patentes até ao dia 31 de março.

Colaboram nestas comemorações a ACLEM – Arte, Cultura e Lazer, EM, a CIG e o MDM.

Câmara de Felgueiras assinala Dia da Mulher 2