Está em
Início > Cultura > Eco Festival de Fafe com 15 concertos e diversas atividades entre 19 e 21 de julho

Eco Festival de Fafe com 15 concertos e diversas atividades entre 19 e 21 de julho

O Eco Festival de Fafe, que decorre entre 19 e 21 de julho, vai contar com mais de 15 concertos e diversas atividades, num fim de semana dedicado à sustentabilidade ambiental, anunciou a autarquia.

O festival vai decorrer na freguesia de Fornelos, e é organizado pelo Movimento Terra Mãe, Associação Cultural e Recreativa “Movimento Amigos de Fornelos”, a Junta de Freguesia de Fornelos e o Município de Fafe.

O Eco Festival pretende ser uma grande sala de exposição das artes tradicionais, ligado a grandes causas ambientais e com uma forte componente social.

 

eco festival de Fafe 2

 

Como acontece desde 2016, o Eco Festival leva a Fafe um conjunto de concertos e workshops que promovem a sensibilização ecológica e alertam para a necessidade de proteger o ambiente, numa freguesia considerada, o ano passado, a sétima mais ecológica do país.

Durante o dia, as atividades são direcionadas para as famílias, com jogos tradicionais, oficinas de nutrição, cozinha vegetariana, eco construção, yoga, teatro, danças do mundo, mercadinho biológico, oficinas de partilha de saberes, palestras de sensibilização e sustentabilidade ambiental.

 

Mais de 15 concertos com nacionais e internacionais

À noite, as atividades de cariz pedagógico dão lugar a diversos concertos. Mais de 15 artistas e bandas nacionais e internacionais vão marcar presença neste festival que vai decorrer nos terrenos contínuos à Quinta do Minhoto, com cerca de dois hectares.

Pelo festival vão passar nomes como Gambeat, Terra Livre, Tropikaoz, Foice, Eye Color Dreams. Olive Tree Dance, Progeto Aparte, Allatantou, Osvamati, Jahradio, Suna Mantra, Nação Vira Lata, Rickshaw, Txiribiti, Flor de Pele, Maina Matéria, Zanganitos.

A boa comida também não vai faltar, com várias tasquinhas de comes e bebes e comida vegetariana. Quem passar pelo festival, poderá também apreciar o artesanato regional e assistir a momentos de animação e artes circenses.

Na apresentação do festival, David Fernandes, presidente de Junta de Freguesia de Fornelos, citado no comunicado, relembrou os três grandes objetivos deste eco-festival.

 

eco festival de Fafe 4

 

“A diminuição de CO2 no próprio festival, incentivando as pessoas a vir de boleia ou através de transportes públicos; mantemos o objetivo do Lixo Zero, pretende-se que seja produzido o mínimo lixo possível nos três dias de Festival; e finalmente, a ideia de que se crie uma grande família nestes três dias de festa, que se crie uma comunidade sustentável.”

Pompeu Martins, vereador da Educação, Cultura e Turismo do Município de Fafe, destacou que “sob ponto de vista da educação, o Terra Mãe é um festival que tem a preocupação de criar momentos onde a educação acontece junto das famílias. Há uma sensibilização para os valores que existem no Festival e na forma como as pessoas se cuidam, como são solidárias e preocupadas com o outro”, disse.
Pedro Valente, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Fafe, realçou a importância deste festival na sensibilização ambiental.

“Este é um festival ainda recente, mas que já denota maturidade no que às questões ambientais diz respeito. A sustentabilidade, a preocupação com a pegada ecológica, a redução da poluição, a reciclagem são questões que a organização deste festival promove junto de quem os visita, mas também no decorrer do próprio festival, olhando para si própria”, referiu.

Os bilhetes estarão à venda, a partir de quarta-feira, na Loja Interativa de Turismo (Praça 25 de Abril), sendo que a venda online já está disponível.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com