Está em
Início > Destaque > Escuteiros de Margaride promoveram segunda conferência do aniversário

Escuteiros de Margaride promoveram segunda conferência do aniversário

 

O auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras acolheu, na quarta-feira, a segunda conferência das comemorações do aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Margaride, que contou com a presença do chefe João Armando Gonçalves.

O auditório esteve bem composto e recebeu com agrado o tema o “Escutismo – Escola de Formação”.

O chefe João Gonçalves foi o primeiro português a dirigir o Comité Mundial do Escutismo, organismo do qual já fazia parte e que agrega mais de 40 milhões de membros em cerca de 2016 países do mundo.

Conferência dos escuteiros 3

Natural da Figueira da Foz, o chefe é escuteiro desde os 13 anos, tendo dirigido o agrupamento do Corpo Nacional de Escutas naquela localidade e ainda membro do Comité Europeu de Escutismo entre 2004 e 2010.

Aos presentes, o chefe falou sobre o sistema educativo formal e da vivência num mundo “de que não se faz ideia”.

“O sistema educativo formal dá sinais de inadequação, quer em termos dos conteúdos como das formas de ensinar. Emergem assim como crescentemente importantes as competências e saberes que são adquiridos pela educação informal e pela não-formal, de que o Escutismo é um agente importante”, referiu o palestrante.

“Com o seu método de educar muito próprio, o Escutismo tem o potencial de constituir o ambiente de aprendizagem ideal para ajudar a crescer jovens que venham a ser cidadãos sólidos, felizes e ativos nas suas comunidades e no mundo”, acrescentou.

Conferência dos escuteiros

 

 

Top