Espaço do cidadão de Felgueiras com 18 entidades da administração central

Espaço surge para descentralizar os serviços centrais

A Câmara de Felgueiras anunciou hoje que o Espaço do Cidadão, que funciona nas instalações da autarquia, está ligado a 18 entidades da administração central.

O espaço surge em ligação com a Agência para a Modernização Administrativa, que vem substituir o Balcão Multisserviços e aumentar a prestação de serviços públicos, por via eletrónica (online).

Os cidadãos são atendidos por funcionários da câmara previamente formados e qualificados para a facilitação do acesso aos procedimentos.

O espaço fornece serviços com a ADSE, Caixa Geral de Aposentações, Segurança Social, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Autoridade para as Condições do Trabalho.

O Espaço do Cidadão dispõe ainda dos seguintes serviços: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, AMA e Portal do Cidadão, Inspeção-Geral das Atividades Culturais, Direção-Geral de Estatísticas e da Educação e Ciência, Direção-Geral do Ensino Superior, Direcção-Geral do Consumidor e Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Citada em comunicado, a vereadora da Modernização Administrativa e Atendimento, Carla Meireles, referiu que “a adesão ao Espaço Cidadão, através de protocolo com a AMA, representa uma verdadeira revolução na prestação de serviços de apoio aos munícipes por parte da autarquia, proporcionando-lhes encurtar tempo e distância em relação aos assuntos a tratar com cerca de duas dezenas de entidades da administração central. Cumpre-se, assim, um dos objetivos de descentralização e desburocratização do Estado”.