Está em
Início > Destaque > Fafe celebrou protocolo para comparticipar medicamentos a famílias carenciadas

Fafe celebrou protocolo para comparticipar medicamentos a famílias carenciadas

A população mais carenciada do concelho de Fafe vai ter acesso a medicamentos gratuitos, no âmbito de um protocolo celebrado hoje entre o município e a Associação Dignitude, anunciou a autarquia.

A disponibilização dos medicamentos será feita através do projeto “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, uma iniciativa da Associação Dignitude, que conta com o apoio de várias instituições de solidariedade social e entidades ligadas à saúde, nomeadamente as associações de farmácias.

Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, citado em comunicado, destacou a importância deste protocolo no dia a dia das famílias mais carenciadas.

“Este protocolo insere-se na nossa política de proximidade e apoio às famílias mais carenciadas do concelho. Temos já um vasto conjunto de programas de apoios sociais que fazem a diferença na vida das pessoas, proporcionando-lhes um dia a dia com dignidade e mais conforto”, referiu.

 

Fafe celebrou protocolo para comparticipar medicamentos a famílias carenciadas

 

O autarca defendeu ainda que, “com a Associação Dignitude está a minimizar um dos grandes problemas destas famílias, relacionado com a dificuldade no acesso aos cuidados de saúde, em concreto, à disponibilização dos medicamentos”.

Em 2017, o Município apoiou mais de 170 famílias na compra de medicamentos, num investimento que rondou 18 mil euros.

“Este apoio faz parte do Programa de Emergência Social que, para além da ajuda na compra de medicação, auxilia ainda o pagamento de despesas correntes com luz, água e gás”, explicou o presidente.

Francisco Faria, da Associação Dignitude, explicou que “nos últimos dois anos, este programa já apoiou cerca de 3.000 pessoas, através de 160 mil embalagens de medicamentos. 25 % destas pessoas apoiadas são crianças, até aos 18 anos.”

“A partir da próxima semana, vai decorrer, nas farmácias aderentes, uma campanha de angariação de fundos para este programa, “Dê Troco a Quem Precisa”, que convida os portugueses a doar o troco das compras ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos.”

A referenciação das famílias apoiadas por este projeto será feita pelo Serviço de Ação Social do Município de Fafe.

 

Top