Está em
Início > Destaque > Câmara e UTAD celebram protocolo para promoção e valorização do Carvalhal de Fafe

Câmara e UTAD celebram protocolo para promoção e valorização do Carvalhal de Fafe

A Câmara de Fafe e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão promover e valorizar o Carvalhal de Fafe, a maior mancha contínua de Carvalhal da Península Ibérica, anunciou a autarquia.

O protocolo de colaboração entre as duas entidades foi assinado, na quarta-feira, e visa sensibilizar a população para a importância da floresta autóctone, a promoção da sensibilização ambiental e o desenvolvimento de um plano de conservação e valorização sustentável do ecossistema florestal do “Carvalhal de Fafe”, enquanto ativo único em termos de paisagem, biodiversidade e turismo no contexto local, regional e nacional.

Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, citado em comunicado, considerou este “um momento histórico”.

“Representa uma vontade de há alguns anos de pegarmos num bem precioso que temos no nosso concelho – o Carvalhal – e dar-lhe a importância que ele merece”, sustentou.

 

Carvalhal de Fafe - protocolo

 

O autarca vincou ainda que Fafe “tem a mancha contínua de Carvalhal da Península Ibérica, havendo inclusive quem considere ser a maior da Europa”.

“É um património e merece que olhemos para ele de forma cuidada e atenta e devemos procurar identificá-lo, cuidá-lo e tirar desta joia as potencialidades que oferece a nível económico, turístico, industriais”, disse.

A parceria com a UTAD proporcionará o enquadramento, a orientação científica e o conhecimento que vai permitir ter um plano de intervenção sustentado.

“Por isso, considero este um momento histórico. Da nossa parte, há a certeza e vontade de potenciar tudo aquilo que o Carvalhal vale, preservando-o e cuidando-o”, concluiu Raul Cunha.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com