Está em
Início > Desporto > FAFE/CICLISMO: Golães recebe a Taça de Portugal de Cadetes

FAFE/CICLISMO: Golães recebe a Taça de Portugal de Cadetes

A freguesia de Golães, em Fafe, recebe sábado a Taça de Portugal de Cadetes, de ciclismo, que conta com o Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, também pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.

O evento é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.

Com início e final em Golães, o percurso da prova inclui passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (Taça de Portugal de Cadetes e Taça do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã) arrancará, pelas 15:00, junto à Igreja de Golães e terminará nas imediações da Junta de Freguesia, pelas 16:57.

O pelotão passará por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.

Patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, o trajeto do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, na extensão de 74,2 quilómetros, será o seguinte: Golães – Fafe (15h00 – Partida simbólica), EN 207 (após a rotunda depois da circular – Partida real), Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas , Serafão (15h16), Arosa, Taíde, Porto d´Ave (15h30), Ralde, EN 205, Fontarcada, Póvoa de Lanhoso, São Martinho do Campo (15h45), Santo Emilião, Donim, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das Taipas (16h00), Vila de Ponte, à esq. p/ Prazins – EM 583, Corvite, Prazins Santa Eufêmia, à drt. p/ Gondomar/Souto Santa Maria, Garfe (16h11), EN 207-4, Arosa, EN 207, Serafão (16h37), Freitas, Vila Cova (16h42), Requeixo, Travassós (16h48), Santa Comba de Fornelos, ponte (início de subida), Golães (16h57 – Meta final).

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Freguesia de Golães, Bombeiros Voluntários de Fafe, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, POPP Design, Score Tech, Guimarpeixe, Jopedois e Auto Terror.

 

Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares e eventos associados

Em 2009, foi apresentado, em Golães, o livro “A Magia do Tour – Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela.

Também no ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.

Mais recentemente, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu, em 2014, aquando da habitual prova de ciclismo, uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.

Na sequência da deliberação da Assembleia-Geral, a ACM entregou a distinção de presidente Honorário aos fafenses Manuel Fernandes Castro e Jorge Filipe Gonçalves e de vice-presidente Honorário a Francisco Orlando Marinho, enaltecendo os relevantes serviços prestados ao Ciclismo e à Associação de Ciclismo do Minho.

 

José Martins – Glória do ciclismo é natural de Golães

Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).

Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.

Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães.

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com