Está em
Início > Destaque > Feira de Teatro de Bonecos reúne em Fafe companhias de oito países

Feira de Teatro de Bonecos reúne em Fafe companhias de oito países

A Feira de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, que arranca na quinta-feira em Fafe, reúne grupos de oito países e terá 40 espetáculos, avançou hoje à Lusa a organização.

Pompeu Martins, vereador da Educação da Câmara de Fafe, adiantou que vão participar 30 companhias e é esperada a visita de duas dezenas de programadores, de vários pontos de mundo, interessados em observar e adquirir algumas das produções.

Teatro Marionetas Fafe 4

As companhias, de inúmeras variantes estéticas, são oriundas de Portugal, Bulgária, Uruguai, Brasil, Espanha, Itália, Inglaterra e Grécia. Segundo o vereador, alguns dos grupos têm renome mundial no mundo dos fantoches e das marionetas.

“Os fafenses e os visitantes da cidade poderão assistir ao que de melhor se faz no mundo do teatro dos bonecos, uma arte que é parte da memória da tradição de todos os povos”, destacou Pompeu Martins.

O certame vai decorrer até sábado, em várias salas de espetáculo da cidade, como o Teatro Cinema, a Sala Manoel de Oliveira, a Casa da Cultura, o Arquivo e a Biblioteca.

Alguns espetáculos vão realizar-se ao ar livre, na praça principal de Fafe, onde serão montados seis palcos. Prevê-se que aquelas apresentações possam ser assistidas por muitas centenas de pessoas, porque coincidem com o período das festas da cidade.

A feira é organizada pelo projeto “Fafe Cidade das Artes” e vai contar ainda com três exposições de bonecos de Portugal, Nordeste do Brasil e Galiza.

Alguns dos espetáculos serão realizados por grupo locais, de freguesias e instituições, que têm participado nos denominados “Núcleos de Apoio à Criatividade”, promovidos pelo projeto “Fafe Cidade das Artes”.

Nesse âmbito, crianças, jovens e idosos têm participado em grupos de trabalho envolvendo a manufatura de formas animadas, como fantoches e marionetas, cabendo aos mais velhos o papel de transmitir aos mais novos as suas histórias, de outros tempos, para darem origem a vários espetáculos.

A dinâmica e o sucesso deste trabalho, que envolve mais de uma centena de pessoas, acabou por impulsionar a ideia de organizar em Fafe a Feira de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, que é, segundo a organização, a primeira do género em Portugal.

 

APM // JGJ

Lusa/Fim

Top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com