Feira do Livro com programa diversificado até sábado no mercado municipal

A Feira do Livro de Felgueiras, que arrancou hoje no Mercado Municipal, prolonga-se até sábado com um programa cultural diversificado.

O evento conta com várias atividades, com destaque para as tertúlias com a presença de vários escritores e do cantor Luís Portugal, sessões de autógrafos com os autores convidados, conferências sobre temas da atualidade, a música e o teatro.

Hoje, decorrerá uma tertúlia sobre direitos humanos, conduzida por João Amaral e respetivo convidado e moderada por João Sousa, vice-presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.

Ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS, o presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, realçou o papel da organização na promoção de um evento que considerou ser fundamental para a promoção do livro e dos hábitos de leitura.

O edil felgueirense destacou a excelência do cartaz que integra uma panóplia de atividades abrangendo diferentes públicos-alvo, mantendo simultaneamente uma forte ligação às escolas e estabelecimentos de ensino.

Inácio Ribeiro realçou a necessidade do evento, no curto prazo, abranger outras escolas do concelho e outros parceiros, dando visibilidade ao certame e chamando para o evento outros agentes culturais.

O vice-presidente da Câmara de Felgueiras, João Sousa, elogiou a qualidade e diversidade literária que o certame apresenta, sublinhando que a feira do livro apresenta um cartaz cultural variado que vai ao encontro dos objetivos a que este tipo de atividades se destina.

Feira do Livro Felgueiras 4

O diretor do agrupamento de escolas de Airães, Rui Silva, lembrou que num tempo em que o digital, as redes sociais e a internet dominam a atenção dos mais novos é fundamental promover hábitos de leitura, defender o livro como forma de preservar o conhecimento.

Na quinta-feira, o certame irá contar com a presença do escritor João Pedro Mésseder, que tem estado em várias escolas e bibliotecas da região do Vale do Sousa a apresentar o seu último trabalho, numa iniciativa direcionada para o 2º e 3º ciclos.

Seguir-se-á uma tertúlia subordinada ao tema “Alimentação, exercício e aprendizagem”, com José Carlos Ribeiro, da Faculdade de Desporto da UP, e Conceição Calhau, da Faculdade de Medicina da UP.

Luís Portugal, cantor português e antigo vocalista dos Jafumega vai estar no certame, na sexta-feira, num convívio com os alunos do 1º ciclo. No mesmo dia decorrerá uma tertúlia, cujo mote é o “O Livro da Vida”, discutido por José Carlos Carvalho, da Universidade Católica do Porto e por Jean Martin Rabot, da Universidade do Minho, ficando a moderação a cargo de Júlio Magalhães, diretor Porto Canal.

Feira do Livro Felgueiras 2

No dia de encerramento, sábado, está previsto a realização de um momento musical a cargo do grupo musical “Ondas de Música” e a representação da peça “Felizmente Há Luar” protagonizado pelo grupo de teatro “Saltimbancos” da Escola Secundária de Felgueiras.

A feira do livro encerra com um concerto de Luís Portugal.